Mostra gratuita no CIC exibe série Juntos, que conta história de pessoas que buscam formas de preservar o planeta

A série de 13 episódios tem produção da Plural Filmes e direção de Leticia Marques

Equipe em ação coletiva junto a Revolução dos Baldinhos - Florianópolis SC - episódio Revolução dos Baldinhos

“Juntos” é o título da mostra de documentários que será exibida na Sala de Cinema Integrado de Cultura – CIC, de quinta a domingo desta semana, com entrada gratuita. Com direção da cineasta Leticia Marques, e produção da Plural Filmes, Juntos é uma série, com 13 episódios (os primeiros já começaram a ser exibidos no Canal Curta!), que registra ações coletivas voltadas para a alimentação, meio ambiente, recursos hídricos, bioarquitetura, saneamento e educação. Estas práticas visam respeitar os princípios da permacultura, que une técnicas ancestrais a novos conhecimentos, em prol de uma vida em sintonia com o ambiente, com os animais e entre as pessoas, entendendo a saúde como o resultado de um equilíbrio entre a terra e todos seus habitantes.

A diretora começou a escrever o projeto em 2014 e as filmagens, após parceria com a Plural Filmes e com o Canal Curta!, começaram em 2018.

— Foi uma parceria bem sucedida, que possibilitou  eu dirigir a minha própria série documental, com liberdade de criação. Além disso, uma oportunidade de eu levar histórias da Permacultura pelo mundo afora — enfatiza a diretora. Ela conta que, durante o desenvolvimento do projeto, foram realizadas reuniões com canais de TV por assinatura –  foi quando o Canal Curta! acabou se tornando parceiro e inclusive já exibiu os primeiros episódios da série.

Para Leticia Marques, é fundamental mostrar, com esses documentários, a forma como lidamos com a natureza. A série é inspirada na história de pessoas que decidiram mudar de vida e trabalhar com a terra e de outras que estão no processo de aprendizado para serem mais resilientes e observarem o cuidado consigo mesmas e com os recursos naturais.

— É importante a consciência que, ao trabalharmos contra a natureza, estamos indo contra nós mesmos — observa. Ela tem a expectativa que o público que for assistir aos documentários se sinta tocado pelas histórias mostradas na tela e que essas experiências contribuam para mudanças positivas.

— Sentimentos de compartilhamento, amor e esperança são cada vez mais necessários, especialmente nos tempos difíceis que vivenciamos.

Leticia Marques é cineasta, documentarista, formada em Cinema pela FAAP SP. Com anos de experiência em Montagem em Publicidade, Moda e conteúdo web, hoje Leticia tem o foco no desenvolvimento e criação de projetos de documentário em Florianópolis pela sua produtora Black Sheep Filmes. Seu primeiro curta metragem – O Corpo Conforme – ganhou prêmio de melhor filme Júri Popular no 16 Festival Mix Brasil e no, momento, trabalha na finalização do seu primeiro longa metragem de documentário – o Faça Você Mesma.

Destaques para episódios gravados em SC 

Episódio Terra Ancestral

“Este episódio filmamos no Morro dos Cavalos, na Grande Florianópolis. Poder documentar os povos Guarani foi significante, sabendo que Santa Catarina é um dos estados no Brasil que mais tem preconceito aos povos indígenas. As técnicas da Agrofloresta, que apresentamos neste episódio, são praticadas por eles desde sempre. Então, ter este registro foi essencial para um reconhecimento das tradições indígenas na nossa cultura ocidental. A ideia surge quando conheço a Aline e o João que fazem trabalhos de Agrofloresta em algumas aldeias na grande Florianópolis e eles se sentiram à vontade para podermos, junto aos indígenas, filmar o episódio, contar um pouco da tradição oral das plantas medicinais e apresentar a Agrofloresta como um conhecimento indígena ancestral.”

Episódio Agricultura Orgânica

“A importância deste episódio se dá pelo fato de documentarmos agricultores em SC que estão saindo de um modelo convencional para um de transição, para os orgânicos. Sabendo que SC é um estado forte em agricultura familiar, onde a maior parcela é convencional, poder encontrar, então, agricultores que resolveram mudar, junto ao trabalho da Dalva Sofia para um modelo sustentável, é revelante, Principalmente nos tempos que vivemos e com o governo liberando mais agrotóxicos em escala nacional. Ter relatos dos agricultores sobre os malefícios nas suas experiências com estes produtos é atual para alertamos sobre os mesmos e para que outros agricultores possam também escolher uma vida mais saudável para eles e para o meio ambiente.”

Episódio Agrofloresta

“A Permacultura entre as crianças é o primeiro passo para se fazer mudar, para almejar mundos melhores. Começar pelas crianças na educação falando sobre como cuidar da água, da terra, plantar e reflorestar reflorestar é fundamental para que criemos novos modos de se viver e conviver hoje e nos anos futuros. Poder então documentar o trabalho da Andrea junto às escolas nas regiões de Ratones e Costa da Lagoa foi aquela centelha de esperança que todos nós sentimos que precisávamos para o Juntos”.

Serviço

MOSTRA DE DOCUMENTÁRIOS “JUNTOS”

Onde: Cineclube Unisul – Sala de Cinema do Centro Integrado de Cultura – CIC (Av. Gov. Irineu Bornhausen, 5600, Florianópolis, SC)
Quando: Dias 11, 12, 13 e 14 de julho (de quinta a domingo)
Horário: Das 20h30 às 22h
Entrada Gratuita

Leia também:

Evento no Mercado Público de Florianópolis fomenta a produção da renda de bilro

Peças descartadas pela natureza ganham vida nova nas mãos de designer catarinense