Sexta-feira 13: confira uma seleção de filmes e séries de terror

IMDB/Divulgação

É uma coincidência que para os céticos pode não significar nada, mas que não deixa de ter sua importância histórica. Um número ordinário cai num dia da semana ordinário e, por algum motivo, o espírito do macabro sai de seu esconderijo para assombrar as almas mais sensíveis. Não se sabe ao certo a origem da mitologia que envolve a data, alguns dizem que foi o dia em que Jesus foi crucificado, outros associam ao número de bruxas em um clã e há aqueles que até mesmo o tem como número da sorte.

No mundo artístico, entretanto, a Sexta-feira 13 surgiu a partir de um livrochamado Sexta-feira 13, publicado pelo corretor de ações Thomas Lawson. A obra conta a história sombria de um corretor de Wall Street que manipula o valor de ações para se vingar de seus inimigos, deixando-os na miséria. Mas foi a partir do já clássico de terror homônimo ao livro, criado por Sean S. Cunninghan, em 1980, que a data ganhou referência global na cultura pop. O longa, que posteriormente se tornaria uma franquia de filmes com 10 partes, acompanha o serial killer Jason Voorhees em sua caçada sanguinária.

O fato é que o dia – ou melhor, a noite – chama atenção para o sobrenatural e pode ser uma desculpa para maratonar aquela série ou assistir àquele filme de terror que deixa a gente alguns dias sem dormir. Pensando nisso, preparamos uma seleção do gênero mais B do audiovisual, com filmes e séries que serão exibidos na TV, ou que podem ser encontrados na Netflix, nesta Sexta-feira 13. Pega a pipoca, apaga a luz e aguenta o susto!

TV

Sexta-feira 13 – Parte 6: Jason Vive – Telecine Action, 16h40

Na sexta sequência da franquia de filmes homônimo a data macabra,  Tommy (Thom Matthews) vai checar a cova de Jason para ter certeza de que ele está morto, mas, acidentalmente, faz o assassino ressucitar na forma de zumbi. Muitas mortes sangrentas acontecem e Tommy é preso como suspeito. Ele consegue escapar e precisa impedir Jason de continuar com a matança. Para isso, volta a Crystal Lake com a intenção de mandar o vilão para o fundo do lago mais uma vez. Considerado um dos melhores da série, tanto pelos efeitos quanto pelo roteiro.

Carrie: A Estranha – Telecine Action, 20h10

No remake do clássico de 1976,  Carrie retrata parte da vida de Carietta White (Chloe Moretz), uma adolescente oprimida pela sua mãe, Margaret White (Julianne Moore). Fanática religiosa e superprotetora, ela faz da adolescência da filha um inferno. Carrie não consegue levar uma vida normal como as demais garotas da mesma idade. O que ninguém sabe é que a jovem carrega um segredo: ela é capaz de usar poderes telecinéticos. Suas habilidades vêm à tona quando após ser humilhada no baile de formatura do seu colégio. A partir daí, coisas horríveis começam a acontecer.

Annabelle – Space, 22h30

O longa que foi feito para ser um preâmbulo de Invocação do Mal, narra a história de um casal que se prepara para a chegada de sua primeira filha e compra para ela uma boneca. Quando sua casa é invadida por membros de uma seita, o casal é violentamente atacado e a boneca, Annabelle, se torna recipiente de uma entidade do mal.

Netflix

Sexta-feira 13 – Parte VII: A matança continua (Friday the 13th Part VII: The New Blood)

Kane Hodder no papel de Jason Voorhees. Foto: IMDB / Divulgação

Sétimo filme da franquia original Sexta-feira 13, o longa acompanha Tina Shepard, uma jovem com poderes telecinéticos descontrolados. Ela matou seu pai abusivo com o uso das suas habilidades mentais no acampamento Crystal Lake, quando teve um acesso de raiva. Anos depois, um psicólogo desonesto tenta explorar a habilidade de Tina, que inconscientemente liberta o cruel e sanguinário Jason Voorhees. O longa de 1988 também marcou a primeira aparição de Kane Hodder interpretando Jason Voorhees, papel que ele repetiu mais três vezes até Jason X.

Sexta-feira 13 (Friday the 13th)

O remake de 2009 se baseia nos quatro primeiros filmes da série Sexta-feira 13, de 1980. No longa, um grupo de jovens monitores de acampamento desperta a ira do maníaco assassino mascarado Jason Voorhees.

O Massacre da Serra Elétrica 2 (The Texas Chainsaw Massacre 2)

Foto: Sala P. F. Gastal / Divulgação

Na sequência do filme cult dos anos 1970, 13 anos se passaram desde o massacre da serra elétrica. Uma DJ e um policial se unem para dar fim aos assassinatos cometidos pela família Sawyer.  O longa foi lançado em 1986 e dirigido pelo mesmo diretor do primeiro, Tobe Hooper, aclamado no gênero de terror.

A Hora do Pesadelo (A Nightmare on Elm Street)

No remake do clássico de 1986, um grupo de adolescentes de um subúrbio americano tem um sonho em comum, envolvendo Freddy Krueger. Ele é um assassino desfigurado, que sempre os persegue nos sonhos. Enquanto eles estão acordados não há risco algum, mas quando adormecem é a chance que Krueger tem para dominá-los. O filme é de 2010.

The Walking Dead (6 temporadas)

Foto: Divulgação

A série, que angariou uma legião de fãs e virou sensação nas redes, mostra um mundo dominado por zumbis e a luta dos sobreviventes que precisam se unir para manter viva a raça humana. The Walking Dead foi lançada em 2010, já está na oitava temporada e foi renovada para a nona. No Netflix, estão disponíveis as seis primeiras.

Raw

Numa das mais sofisticadas renovações do gênero de terror, Raw, dirigido por Julia Ducournau, conta a história de uma tímida jovem vegetariana, caloura na faculdade de veterinária em que sua irmã mais velha é veterana. Tudo está tranquilo até que Justine é obrigada a comer carne no trote de seu curso. O ato faz com que a jovem seja dominada por uma vontade avassaladora de devorar todo tipo de carne. O filme é original Netflix e foi lançado em 2016.

Corrente do Mal (It Follows)

No longa de 2016, a jovem Jay leva uma vida tranquila entre escola, paqueras e passeios no lago. Após uma transa, o garoto com quem passou a noite explica que ele carregava no corpo uma força maligna, transmissível às pessoas apenas pelo sexo. Enquanto vive o dilema de carregar a sina ou passá-la adiante, a jovem começa a ser perseguida por figuras estranhas que tentam matá-la e não são vistas por mais ninguém. O filme de terror psicológico, dirigido por David Robert Mitchell, foi aclamado pela crítica devido aos seus recursos minimalistas.

O Babadook 

Com uma versão macabara do bicho papão, o filme de 2014 conta a história do pequeno e rebelde Samuel, que sofre por sua mãe ainda viver o trauma da perda do marido, seis anos atrás. O garoto sonha diariamente com um monstro terrível e, ao encontrar um livro chamado The Babadok, reconhece imediatamente seu pesadelo. Certo de que Babadok deseja matá-lo, o menino começa a agir irracionalmente, para desespero de Amélia.

Cloverfield

Na festa de despedida de Rob, em Manhattam, um misterioso monstro lança um ataque contra toda Nova York. Como em um filme amador, acompanhamos a trajetória de Rob com sua câmera na mão e, aos poucos, descobrimos os horrores causados pelo monstro na cidade. O longa é de 2008.

Stranger Things

Winona Ryder. Foto: Netflix / Divulgação

Neste original Netflix, mergulhamos na nostalgia dos anos 1980 para acompanhar três garotos enfrentando um mundo invertido com o objetivo salvar um amigo desaparecido. Para sorte dos personagens, eles encontram uma garota que tem poderes sobrenaturais e podem ajudá-los na aventura.

Psicose (Psycho)

Foto: Reprodução

Neste clássico do cinema de horror e suspense, Alfred Hitchcock nos apresenta os recursos que vem sendo utilizados até hoje por cineastas do gênero. No filme de 1960, uma funcionária de uma imobiliária comete um roubo e foge com uma quantidade significativa de dinheiro. Esperando começar uma nova vida, ela se hospeda no macabro Hotel Bates.

Death Note

O anime, lançado em 2006, fez muito sucesso entre os fãs do formato. Na história, o jovem estudante Light Yagami acha um caderno com poderes sobrenaturais, chamado Death Note, no qual é possível matar uma pessoa apenas escrevendo seu nome nele. Quando o descobre, Light tenta eliminar todos os criminosos do mundo e dar à sociedade um mundo livre do mal. Mas seus planos começam a sair de rumo quando o detetive L resolve contrariá-lo.

Jogo Perigoso (Gerald’s Game)  

Adaptado do romance homônimo de Stephen King, o longa de terror psicológico é original da Netflix e foi disponibilizado em 2017. O filme, dirigido por Mike Flanagan, conta a história de um casal que vai para uma casa em um lugar isolado da civilização para apimentar a relação. O marido leva algemas e decide prender a esposa à cama. Ela hesita a participar do jogo erótico, mas aceita. No entanto, uma vez presa, o marido sofre um ataque cardíaco e morre. Presa à cama, sem ter a quem pedir socorro, ela precisa lutar pela sobrevivência enquanto se recorda de traumas na infância.

Hannibal (3 temporadas)

Baseado na história do célebre serial killer, Hannibal mostra os primeiros anos da relação entre o especialista em perfis criminais Will Graham e o canibal homicida Dr. Hannibal Lecter. A série foi produzido pela NBC e conta com apenas 3 temporadas.