Shakira abre show em São Paulo com “Estoy Aquí” e “¿Dónde Estás Corazón?”

Cantora lotou estádio do Allianz Parque e apostou em sucessos recentes e do início da carreira

Aos 41 anos, Shakira segue atraindo público jovem em shows da turnê "El Dorado". Foto: Jaume Laiguana / Divulgação

Os quase 30 anos de carreira de Shakira não enferrujaram o posto que a colombiana tem de popstar. Aos 41 anos, a cantora segue atraindo públicos de todos os tipos. Tanto que a plateia do show em São Paulo, no domingo (21), era formado por adolescentes, pais acompanhados de filhos e jovens casais de namorados, que lotaram o estádio do Allianz Parque. Na terça-feira (23), se apresenta em Porto Alegre, na Arena do Grêmio.

No repertório da turnê El Dorado, Shakira contempla diferentes gêneros, comportamento que marca sua trajetória. Abriu a apresentação cantando Estoy Aquí, um de seus maiores sucessos, incluído no disco Pies Descalzos (1995), o terceiro de estúdio mas o primeiro a alcançar sucesso mundial. À canção emendou outro sucesso, ¿Dónde Estás Corazón?, que faz parte do mesmo álbum.

Quando cantou She Wolf, do disco homônimo (2009), pediu que o coro fosse somente das garotas. Demonstrou afeto pelo Brasil, mas não mencionou nada sobre a política.

— Estava com tanta saudade de vocês — falou.

De pé o tempo inteiro e trocando de roupa repetidas vezes, Shakira somente descansou ao cantar Antología, balada romântica de Pies Descalzos. Sentou para apresentar aquela que diz ter sido uma de suas primeiras composições, feita quando tinha 17 anos.

O ponto alto do show foi quando apostou em La La La, na canção-tema da Copa do Mundo no Brasil, realizada em 2014. Despediu-se dos fãs com uma música mais recente, La Bicicleta, gravada em parceria com o músico Carlos Vives e incluída no disco El Dorado.

Jaume Laiguana / Divulgação
Show em São Paulo foi repleto de músicas agitadas. Foto: Jaume Laiguana / Divulgação