Show gourmet: um cardápio com frutos do mar no melhor estilo português

Massa com mariscos e almeijas: Foto Clóvis Medeiros, divulgação

O Clube dos Gourmets de Florianópolis, que completará 30 anos de fundação em junho de 2019, surpreende os sócios e convidados em cada encontro que realiza. O último, foi na residência do casal Ruth e Rudi Bauer, coordenadores do evento, no Costão do Santinho.

Foto Clóvis Medeiros, divulgação

Ruth Bauer conhece o mundo gastronômico como poucos. Visitou, degustou e fez cursos nos quatro quantos da terra. Nos encontros, faz questão de preparar todo o cardápio, junto com a sua competente e treinada equipe que por muitos anos está com ela. Além das entradas, estes pratos foram destaque:

Salada da frutos do mar

Utilizando camarões, lulas e polvo frescos _ calculando 200 g por pessoa dos três juntos _ comece cozinhando os camarões ao bafo. Depois, cozinhe o polvo por 40 minutos. Finalize refogando rapidamente as lulas no óleo de oliva para não endurecerem. Reserve tudo.

Prepare o molho em uma frigideira, refogando em óleo de oliva, alho filetado, gengibre, pimenta dedo de moça, sal e cebolinha fina cortada. Assim que desligar o fogo, adicione suco de limão. Após, coloque fartamente o molho sobre os frutos do mar e deixe no mínimo por duas horas antes de servir.

Bacalhau com favas 

Foto Clóvis Medeiros, divulgação

Bacalhau desfiado e refogado com favas cozidas. Mais português é impossível pelo sabor individual de cada um deles, pelo tempero suave, e a decoração com a pimenta biquinho.

Massa com mariscos e almejas 

Essa massa com mariscos e almejas se destacou pelo frescor do molho feito com alho, cebola e tomates refogados em óleo de oliva, com um pouco de pimenta do reino e vinho branco _ onde foram adicionados os mariscos e as almejas frescas, que após o cozimento abriram e soltaram todo o seu sabor. Foi colocado sobre massa cozida ao ponto e servida quente. As almejas podem ser substituídas pelo berbigão, também conhecido como vôngole.

Terrine de siri com coco e abacate

Foto Clóvis Medeiros, divulgação

Esta terrine de carne de siri refogada levemente na manteiga com sal e pimenta do reino se destacou pela guarnição de lascas de coco crocantes e fatias de abacate – que deram o toque amanteigado – e pela carne de siri de Laguna, com ovas misturadas, de excelente qualidade.

Sorvete de uvas

Foto Clóvis Medeiros, divulgação

Nas sobremesas, não poderia deixar de falar do sorvete de uvas feito em casa com frutas frescas, sem adição de açúcar e leite. Para dar firmeza na sua consistência, é adicionado claras de ovos. Mais natural e delicioso, é impossível. Ruth também prepara com esta receita, sorvetes de goiaba, abacaxi, manga, maracujá e banana.

Todos os pratos foram harmonizados com vinho e espumante e a decoração ficou linda com mesas ao ar livre, em dia ensolarado e cheio de alegria.

 

Mais de Beto Barreiros:
Picanha suculenta na brasa: veja dicas de preparo
O cultivo de oliveiras é a grande novidade que vem de Rancho Queimado