Shows gratuitos em Itajaí resgatam a história do samba e reúnem integrantes da Velha Guarda da Portela

Teatro Municipal de Itajaí e Mercado Público são palcos para o samba nos dias 13 e 15 de junho

Foto: Divulgação

O samba é uma dança e um gênero musical considerado um dos elementos mais representativos da cultura popular brasileira existente em várias partes do país. E Santa Catarina não fica de fora desse contexto, mas existem poucos registros sobre isso, portanto, nasce o evento cultural “Quintal da Su: A história do samba – dos terreiros às rodas”.

A primeira atração do evento será dia 13 de junho, quinta-feira, às 21h no Teatro Municipal de Itajaí, com uma palestra show com Tuco Pellegrino, Marquinho do Pandeiro, Neide e Áurea – Pastoras da Velha Guarda da Portela e outros convidados, entre sambistas, compositores e instrumentistas que juntos cantam a história do samba. Os ingressos já estão disponíveis para retirada gratuita na bilheteria.

Para integrar a programação de resgate do samba e celebrar o aniversário de Itajaí, a cantora Flávia Oliveira apresenta uma típica roda de samba com o grupo Samba Rendado, no sábado dia 15 de junho a partir das 20h, no Mercado Público de Itajaí.

Toda a programação do Quintal da Su será filmada. As imagens regadas com muito samba e as entrevistas com os convidados irão virar um vídeo documentário sobre a história do samba. A previsão de lançamento é para o dia 02 de dezembro, data em que é comemorado o Dia Nacional do Samba.

O Quintal da Su é um evento itinerante de roda de samba que acontece há 4 anos em Itajaí. Além de realizar típicas rodas de samba, envolve artistas locais e nacionais para fomentar e preservar este estilo musical.

O evento deste ano, integra a programação oficial do aniversário da cidade e conta com patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Fundação Cultural de Itajaí, Prefeitura de Itajaí e isenção fiscal da APM Terminals e também com o apoio do Bistek Supermercados e da Petiscaria Cabeçudas.

Serviço

O que: Show A história do samba: dos terreiros às rodas com Tuco Pellegrino, Marquinho do Pandeiro, Neide e Áurea – Pastoras da Velha Guarda da Portela e convidados contam a história do samba de forma cantada.
Quando: 13/06 (quinta-feira) – 21h
Onde: Teatro Municipal de Itajaí
Quanto: gratuito

O que: Roda de Samba com Flávia Oliveira e Samba Rendado
Quando: 15/06 (sábado) – às 20h
Onde: Mercado Público de Itajaí
Quanto: gratuito

Leia mais:

Mulher se casa com ela mesma em Minas Gerais: “Aprendi a me sentir bem sozinha”

Iza entra para o time de técnicos do The Voice Brasil no lugar de Carlinhos Brown