Emoji errado? Veja os significados inesperados dos emojis mais usados

Atenção, você pode estar utilizando o símbolo errado dentro de uma conversa. E isto é mais comum do que podemos imaginar

Fotos: Emojipedia / Reprodução

Muitas vezes, somente os emojis conseguem demonstrar o que queremos expressar. Rir sem parar em uma conversa fica muito melhor com símbolo do smile com lágrimas, por exemplo. O problema é que, sem querer, alguns dos desenhos divertidos para smartphones e redes sociais acabam ganhando outros significados de acordo com a vivência de cada um.

A maioria deles foi desenhada no Japão – e, por lá, o sentido pode ser bem diferente. Conheça, abaixo, alguns dos reais significados de emojis populares nos aplicativos de mensagens:

– Coelhinhas dançarinas

É muito comum usarmos a dupla de meninas com orelhinhas para expressar empolgação ou simplesmente para falar que estamos dançando. No Japão, por exemplo, as mulheres com as orelhas de coelhos são símbolo de sensualidade. E podemos ir além – seria, de fato, a personificação das coelhinhas da Playboy.

– Menina com mãozinha estendida

Você já deve ter usado esse emoji para expressar sarcasmo,principalmente para falar algo como “pois é, acontece”. Na verdade, a garotinha é o desenho de uma recepcionista e está dizendo “posso ajudar?”, querendo ser um símbolo de cooperação.

– Lágrima gigante saindo dos olhos

Cuidado: é provável que em alguma conversa você tenha usado este símbolo para expressar muita choradeira e tristeza. Na verdade, trata-se de uma face com sono, referenciando os desenhos japoneses que utilizam a mesma ideia.

– Mãos unidas em oração

Estar torcendo por alguém, rezando ou orando. Não é bem isso. No Japão, as mãos juntas significam “obrigado”, “por favor”. Outros usuários chegam a utilizar este emoji como sinal de um high-five, algo como “estamos juntos” ou “conte comigo”.

– Estressado, preocupado

Podem ser todos muito parecidos, mas este emoji gera vários significados. Há pessoas que usam este desenho como desespero, estresse ou preocupação. Segundo o site Emojipedia, é um símbolo para representar alguém muito cansado.

– E agora?

A menina ou o garoto com as mãos para o alto, sem dúvidas, ganha várias denotações. A mais comum é para expressar “e agora?” ou então “ops, escapou”. Na verdade, segundo o Emojipedia, é a formação de um sinal de OK com o corpo todo.

– Perplexo

Ficar perplexo com algo e usar esta carinha de boca aberta com os “xis” nos olhos não é muito recomendado. O significado é outro: este emoji quer dizer tontura ou alguém muito doente.

– Cocô feliz

Este, sim, é o campeão de significados diferentes. É possível ver muita gente usando como sinônimo de sorvete de chocolate ou para rir de uma piada muito horrível. No Japão, este emoji significa sorte.

– Braços cruzados

De acordo com o Emojipedia, é um modo de dizer que algo não é bom, não deve ser bem-vindo. Há usuários que utilizam como ideia de uma pessoa “ninja”, muito esperta.

– Gato assustado

Segundo o Emojipedia, o gato boquiaberto, na verdade, quer dizer cansaço.

Leia mais:

Ruivos, grisalhos e carecas: veja os novos emojis lançados pela Apple

Argentinos fazem campanha para criação de emoji de chimarrão

Google retira ovos de emoji de salada em prol dos veganos