Skank traz para Santa Catarina a turnê Os Três Primeiros

Sócio do Clube NSC tem 30% de desconto na compra do ingresso antecipado setor Pista e Pista VIP

skank
Foto: Divulgação

O quarteto mineiro Skank vem a Santa Catarina nesta sexta-feira, dia 28, para apresentar o show da nova turnê Os Três Primeiros, no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu. O repertório reúne os sucessos dos três primeiros álbuns e algumas das músicas mais representativas da banda nesse período. Entre as canções estão Jackie Tequila, Partida de Futebol, Garota Nacional, Tão Seu e Pacato Cidadão.

Leia também: Wesley Safadão trouxe intérprete de Libras para show em Florianópolis

Nos 26 anos de carreira, o Skank experimentou e uniu diversos gêneros musicais e lançou 14 discos. O último trabalho, Os Três Primeiros, será disponibilizado para venda no dia 5 de outubro. Por e-mail, Lelo Zaneti, baixista do grupo, respondeu à entrevista sobre o novo show e a política nacional. Confere:

Como surgiu a ideia de fazer releituras dos clássicos dos primeiros álbuns?

Foi quando lançamos a edição do álbum triplo comemorativa dos 20 anos do Samba Poconé. Incluir também o Skank e o Calango foi essencial para mostrar a trajetória do grupo desde o álbum independente relançado pela Sony Music em 93 até o terceiro álbum, que nos projetou a carreira internacional.

 

Reviver essas canções é também reviver essas fases da carreira? Como o Skank de hoje avalia o estrondoso sucesso do álbum Samba Poconé?

O Samba Poconé veio de uma expectativa grande com os sucessos do Calango, que teve seis músicas executadas nas rádios, e que em um ano teve a vendagem superior a 1,2 milhão de cópias. Garota Nacional foi primeiro lugar em vendagem de singles na Espanha, nos Charts da Billboard, sendo exaustivamente executada em vários países da Europa e América do Sul, e também com É Uma Partida De Futebol, que foi tema oficial da Copa do Mundo de 98. Inúmeras turnês pela Europa e América do Sul em festivais, casas noturnas e programas de TV, ocuparam a agenda do Skank entre os anos 1996 a 1999.

 

Quando será lançado oficialmente o trabalho Os Três Primeiros?

No dia 5 de outubro teremos o DVD e CD físicos gravados, ao vivo, no Circo Voador, no Rio de Janeiro, com as músicas inéditas Algo Parecido e Beijo Na Guanabara.

O single Algo Parecido está neste novo trabalho de releituras, mas é uma canção inédita. Qual o motivo de trazer uma canção nova para este projeto?

Sempre achamos oportuno trazer algo inédito em um projeto ao vivo ou coletânea. O nosso público sempre espera por músicas inéditas embarcadas. E Beijo Na Guanabara foi composta na época dos três primeiros.

 

Algo Parecido já está na lista das 20 músicas mais ouvidas em rádios de todo o Brasil, figurando entre canções de artistas de uma nova geração do pop brasileiro. Como enxergam essa resposta do público?

É muito importante essa renovação musical nas rádios, e foi ótima a sensação de que o público brasileiro está ávido para escutar músicas que serão a nova trilha sonora das novas gerações.

 

Aliás, qual o público que curte o Skank hoje? É mais saudosista ou um público mais jovem e renovado?

Comemoramos com alegria essas duas partes importantes da nossa história. O Skank com tantos álbuns lançados tem um verdadeiro patrimônio por ter sido trilha sonora de muitas pessoas, e também de perpetuar junto ao público os novos lançamentos de músicas inéditas.

 

Quais canções estão no repertório da turnê Os Três Primeiros?

No repertório, além das músicas conhecidas, também jogamos luz nas músicas menos conhecidas, mas que os fãs dos álbuns vão gostar de escutar ao vivo.

 

O Skank tem um discurso político, não só em suas canções. Em um ano eleitoral, não podemos deixar de perguntar como o grupo avalia a situação do país.

Os temas sociais e políticos sempre estão presentes nos álbuns do Skank. O Brasil tem muita urgência da renovação política. A sociedade precisa ser justa e inteligente para que nossos descendentes possam sentir pelo país o respeito e a dignidade que só teremos com a educação, saúde e segurança pública. Compromissos essenciais que nos dias de hoje são deixados de lado e esquecidos.

 

Conseguem ver um futuro diante desse cenário político?

As democracias terão a dura missão de trazer essas renovações políticas e sociais. Na minha opinião: os países de terceiro mundo terão que abolir voto obrigatório, deixar somente o mínimo aos cuidados dos governantes. E acima de tudo devemos valorizar a iniciativa privada para cuidar de outros assuntos que precisam de competências comprovadas com justa concorrência. Várias situações importantes que vão requerer o exercício da competitividade dos mercados mundiais e não somente as manipulações que ocorrem na economia. Caso contrário, tudo ficará nas mãos dos governos corruptos que deixam o país com esse atraso de 50 anos.

 

 

SERVIÇO

O quê: Show Nacional Skank
Local: Centro de Eventos Petry (Rod. BR 101, Km 193 – Biguaçu/SC)
Data: 28 de setembro de 2018
Horário do show: a partir da 1h (a pontualidade depende da produção do artista)
Censura: 16 anos
Ingressos: A partir de R$ 50. Sócio do Clube NSC têm 30% de desconto na compra do ingresso antecipado setor Pista e Pista VIP, site Minha Entrada.