
A modelo americana Mara Martin, que no último domingo (16) subiu na passarela da marca Sports Illustrated Swimsuit x Paraiso, em Miami, enquanto amamentava sua filha de cinco meses, pronunciou-se no Instagram sobre a repercussão do caso – a modelo foi notícia em veículos do mundo inteiro e gerou debates nas redes sociais.
“Eu sou muito grata por poder compartilhar esta mensagem de normalização da amamentação, e também por mostrar aos outros que as mulheres PODEM FAZER TUDO! Mas, para ser sincera, a verdadeira razão pela qual eu não consigo acreditar que é uma manchete é porque não deveria ser uma manchete!”, publicou a modelo no Instagram.
Veja a publicação:
A marca SI Swimsuit x Paraiso está relacionada à publicação Sports Illustrated Swimsuit, que ficou famosa por lançar uma edição anual com fotos de modelos de biquíni. Recentemente, a revista vem tentando mudar o posicionamento – a edição de 2017, por exemplo, trouxe mulheres de diferentes idades e corpos, como a tenista Serena Williams e a modelo plus size Ashley Graham. A marca de biquínis também reflete essa nova estratégia e conta com peças em variados tamanhos e shapes.
Para o desfile, que ocorreu durante a semana de moda praia Miami Swim Week, foram convocadas mulheres que fogem do padrão normalmente exigido nas passarelas. Além de Mara Martin, que deu à luz há poucos meses, também desfilou a atleta paralímpica Brenna Huckaby, por exemplo.
A decisão de subir na passarela amamentando, porém, não foi ideia de Mara. MJ Day, editora da publicação, explicou em entrevista ao site da revista que foi um convite não planejado:
“Quando eu estava conversando com as meninas nos bastidores antes do início do show, vi que a bebê estava dormindo e pacificamente mamando. Perguntei a Mara se ela gostaria de desfilar enquanto amamentava. Ela disse ‘Oh meu Deus, sim! Você tem certeza?’ Adorei a ideia de permitir que Mara continuasse amamentando e de destacar ainda mais como as mulheres são incríveis e bonitas. Acho que é uma das coisas mais poderosas que o corpo feminino pode fazer. Foi a decisão mais fácil que tive de tomar em meses ”.
Nas redes sociais, alguns consideraram a atitude bela e natural, mas também teve quem achasse que a amamentação está sendo utilizada como uma estratégia de marketing da marca – já que, fora do mundo da moda, amamentar em público ainda é um tabu para muitas mulheres.
Confira algumas reações:
Mara Martin amamentou a filha (Aria, de 5 meses) enquanto desfilava pela passarela da Miami Swim Week – o evento celebrou a diversidade. Mara foi tratada como “modelo para mulheres e mães”! Que lindo! Que mulheres possam amamentar onde quiserem!
Reprod./Instagram(si_swimsuit) pic.twitter.com/65Jtc7P58T
— Manuela (@ManuelaDavila) 16 de julho de 2018
A polêmica com o natural: a modelo Mara Martin virou notícia no mundo todo depois que amamentou a filha no meio da passarela. “Estamos nas manchetes por algo que faço todos os dias, mas estou muito grata por poder passar a mensagem.” pic.twitter.com/6FL3SrFE4E
— Federico Devito (@federicodevito) 18 de julho de 2018
Natural! 🤱 #swimsuit #breastfeedinginpublic #siswim #SportsIllustrated #MaraMartin #model pic.twitter.com/5AFYNLxjbj
— Hugo Beemon’s Remote Control (@HugoBeemon) 17 de julho de 2018
What do you think? Is she helping encourage working moms to breastfeed OR is this just s publicity stunt? Sports Illustrated Model Breastfeeds Her Baby While Walking Down Swimsuit Runway – DesignTAXI https://t.co/EtslOq3k4B
— Denise M Elser, MD (@vi_acog) 18 de julho de 2018
ahhhh this drove me nutsss https://t.co/c34exW7Scj
— Tracy Clark-Flory (@TracyClarkFlory) 17 de julho de 2018
Me encanta!!! Viva la lactancia materna!!! Mara Martin fue una de las modelos de la revista Sports Illustrated que participó en un desfile en Miami (creo que ayer). La modelo desfiló feliz mientras amamantaba a su bebé. pic.twitter.com/kQkei7BWp4
— ANDREA NIETO (@MAndreaNieto) 18 de julho de 2018
Leia mais:
Pai “amamenta” sua filha após mãe ficar internada depois do parto
Foto de mulher argentina amamentando em jogo viraliza