Alimentação: saiba como fazer substituições inteligentes, práticas e saudáveis

Veja também algumas receitinhas saudáveis e práticas pra você começar

alimentação saudável
Foto: Axel Sigurðsson/Divulgação

Você sabia que oito em cada 10 brasileiros afirmam que se esforçam para ter uma alimentação saudável e buscam consumir produtos mais frescos e ricos nutricionalmente? Esse dado é de 2018, de uma pesquisa feita pela Fiesp em todos os estados brasileiros sobre o consumo alimentar das pessoas. 71% dos entrevistados apontaram que preferem produtos mais saudáveis, mesmo que tenham que pagar mais caro por eles.

Isso mostra que a busca por uma alimentação equilibrada está cada vez mais frequente e que o que é mais difícil para muitas pessoas é saber como começar a fazer essas substituições inteligentes, já que há um turbilhão de informações de todos os lados. Para facilitar a sua vida, daremos algumas sugestões de trocas de alimentos comuns no seu dia a dia por escolhas mais saudáveis que irão garantir um maior aporte de nutrientes e benefícios à saúde como vitaminas, minerais e fibras.

Sugestões de substituições inteligentes, saudáveis e práticas do dia a dia:

Opte sempre por preparações e ingredientes o mais naturais possíveis, e prefira preparar os alimentos em casa ou comprar de uma pessoa ou empresa que os prepare artesanalmente (ideal que seja alguém de sua confiança e que tenha rótulos indicando os ingredientes utilizados).

Alimentos industrializados contêm altos níveis de açúcar adicionado, gordura hidrogenada, sódio e aditivos químicos que sequer conseguimos soletrar os nomes corretamente (de tão estranhos que são!) e acabam fazendo um mal danado à nossa saúde. Quando preparamos os alimentos nas nossas casas, temos sempre a possibilidade de escolhermos melhor a qualidade e quantidade dos ingredientes que irão na receita e isso é muito bom!

Aqui vão algumas receitinhas saudáveis e práticas pra você começar:

Sal de ervas (para substituir o sal comum)

Ingredientes

4 colheres de sopa de sal marinho

2 colheres de sopa de orégano desidratado

2 colheres de sopa de salsinha desidratada

2 colheres de sopa de cebolinha desidratada

1 colheres de sopa de açafrão em pó

1 colher de café de pimenta do reino em pó

Modo de preparo

Bata todos os ingredientes no liquidificador ou mini processador e coloque em um pote de vidro ou saleiro, use em substituição do sal comum.

Pão 100% integral

Ingredientes

1+1/2 xícara de água morna (medida da xícara: 240 ml)

1/2 xícara de óleo de sua preferência

4 xícaras de farinha integral ou farinha 8 grãos peneiradas (pode também colocar 1 xicara de farelo de aveia e para quem ainda está se acostumando ao

sabor, pode usar 1 xícara de farinha branca). No final pode (e deve) agregar a fibra que ficou na peneira na massa.

1 colher de sopa e psyllium (agrega mais fibra na massa)

2 colheres de sopa de açúcar mascavo ou demerara

1 colher de chá de sal marinho

1 colher de sobremesa de fermento para pão

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes e sove BEM a massa. Você pode sovar de 3 formas: na mão, na máquina de pão na função massa ou na batedeira planetária com o batedor de gancho. Pode modelar pães inteirinhos ou mini pães individuais (fica lindo!). Depois de modelados, deixe o pão crescer em um ambiente escuro e quentinho (pode pré-aquecer o forno e após desligar, colocar os pãezinhos para crescer) por aproximadamente 1 hora. Pode enfeitar o pão com orégano, semente de linhaça dourada ou gergelim. Leve para assar no forno a 200 graus até ficar douradinho por fora e sequinho por dentro.

Leia também:

Cada bebê tem seu tempo: tire suas dúvidas sobre introdução alimentar

Leia mais colunas de Carol Bandeira e Silvia Ozcariz