Suco de caixinha: conheça os riscos do consumo diário de bebidas açucaradas

Foto: Pexels, banco de imagens

Já tem muita informação mostrando o efeito prejudicial de refrigerantes na nossa saúde. Pensando em fugir dessa bebida, muitas pessoas recorrem a sucos de caixinha, leites de soja saborizados, dentre outras bebidas açucaradas ou adoçadas com edulcorantes artificiais. O marketing é forte e vende esses “suquinhos” como sendo saudáveis, feitos apenas de fruta, vendendo uma praticidade aliada à saúde, e que infelizmente, não passa de uma enganação.

Estudos internacionais demonstram com forte evidência que a ingestão dessas bebidas tem sido consistentemente ligada diversas patologias, tais como:

  • O aumento do risco de obesidade;
  • Mais risco de diabetes tipo 2 na infância e na vida adulta;
  • Maior chance de hipercolesterolemia infantil e adulta (colesterol elevado);
  • Maior chance de ter doenças do coração.

Ah, mas então vale ofertar bebidas light ou com adoçantes artificiais? Não! Em relação a bebidas adoçadas com edulcorantes artificiais, os estudos comprovam uma relação com a piora da nossa saúde intestinal, assim como com a modificação do nosso paladar, diminuindo a aceitação por alimentos naturais e preparações caseiras, e aumentando o nosso desejo por alimentos doces e industrializados.

Por isso, prefira sempre a água como a sua fonte de hidratação. Se desejar, ocasionalmente, prepare sucos naturais sem adoçar, mas consuma com moderação, já que o consumo elevado de sucos naturais também está associado ao aumento de doenças crônicas.

Leia também:

Como começar o ano com o pé direito e hábitos alimentares mais saudáveis

Conheça alimentos que ajudam no bronzeado e aprenda duas receitas de sucos com a cara do verão

Leia mais colunas de Carol Bandeira e Silvia Ozcariz