Está na Rússia? Então jamais deixe uma garrafa de vodka vazia na mesa

Conheça os hábitos e superstições levadas (muito) a sério por lá e evite tretas no país da Copa

Rússia
Arte: Reprodução Pixabay

Evitar passar debaixo da escada ou desvirar os chinelos para a mãe não morrer são algumas das superstições conhecidas pelos brasileiros. Mas se por acaso você está na Rússia para acompanhar a Copa do Mundo, cuidado! Conservadores e supersticiosos, os russos levam muito a sério esse assunto. Gestos corriqueiros para nós, como cumprimentar alguém ainda na porta de casa, por lá são sinônimos de má sorte e até falência!

Confira 13 (entendedores entenderão!) comportamentos inapropriados e evite tretas na Rússia:

1 – Não cumprimente alguém enquanto ainda estiver no batente da porta. Primeiro adentre ao recinto, e então estenda a mão. Do contrário, pode atrair má-sorte.

2 – Foi convidado a ir à casa de alguém? Nunca chegue de mãos abanando. Leve um petisquinho, uma bebida ou um mimo.

Foto: Pixabay

3 – Quem não gosta de ganhar flores? Se for este o presente escolhido, dê sempre um buquê em número ímpar. Para os russos, arranjos em número par lembram enterros, o que é está associado à má sorte.

4 – Não assobie em recintos fechados (isso vale inclusive no hotel em que estiver hospedado). Os russos acreditam que o gesto pode levar às pessoas à falência.

5 – Está em local com duas pessoas de mesmo nome? Fique à vontade para se colocar entre elas e fazer um pedido. Para os russos, a coincidência é uma baita sorte e este é um gesto bem visto por eles.

6 – Lamber a faca durante uma refeição está longe de ser um comportamento apreciado. Mas aqui no Brasil, entre os mais íntimos até rola, né? Mas não faça isso de jeito nenhum na Rússia.

7 – Não recuse um brinde. Se alguém erguer um copo ou taça propondo um ‘tim-tim’, corresponda, mesmo que não esteja tão animado assim.

8 – Tá bebendo uns bons drinks na casa de alguém ou em um restaurante? Nunca deixe a garrafa vazia em cima da mesa. Se terminou a vodka, coloque a garrafa no chão ou dispense no lixo. Reza a lenda que deixar na mesa escasseia a bebida e o dinheiro.

9 – Não deixa a sola do sapato à mostra, ou quando cruzar as pernas, por exemplo. Por ser uma parte suja, mostrar a parte debaixo do sapato pode ser interpretado como desejar o azar a alguém.

10 – Muito cuidado para não pisar no pé de um russo! Se pisar, não se espante se ele lhe devolver o pisão!

Foto: reprodução Pinterest

11 – Se saiu do hotel e no caminho esqueceu alguma coisa importante, esqueça. Marque um dez antes de voltar para buscar, ainda mais se estiver acompanhado de um russo ou russa. Retornar rapidamente ao lar é mau presságio.

12 – Vai comprar algo e pagar em dinheiro? Não dê, jamais, a grana na mão do vendedor! Use os recipientes que ficam nos locais de pagamento. Para os russos, passar o dinheiro de uma mão a outra pode trazer energias ruins.

Foto: Reprodução Youtube

13 – Essa vale muito para os brasileiros: Cuidado com o outfit, independente de quanto tenha custado! Para os russos, usar roupas casuais demais, mesmo em situações e eventos informais, pode gongar o rolê. O ato é encarado como desdém com a ocasião . Capriche sempre no look!

Leia mais:

Petiscos para fazer em casa durante os jogos da Copa do Mundo

Copa do Mundo 2018: confira a seleção de musos do mundial

7 lugares para assistir aos jogos do Brasil na Copa do Mundo