Mostra que celebra os 80 anos de Sylvio Back chega à Cinemateca Brasileira

Cineasta catarinense Sylvio Back é homenageado em mostra que estreia nesta quarta-feira. Foto: Guilherme Gonçalves

Depois de passar por Florianópolis, Curitiba, Porto Alegre e Rio de Janeiro, chega a São Paulo nesta quarta-feira (21) a mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem, que celebra os 80 anos do mítico cineasta catarinense Sylvio Back. Até domingo, serão exibidos seus 12 longas-metragens – entre eles, obras ligadas à história de Santa Catarina, como A Guerra dos PeladosAleluia, GretchenCruz e Sousa – O Poeta do Desterro e O Contestado – Restos Mortais.

Cruz e Sousa – O Poeta do Desterro

Sylvio Back, que é o entrevistado da coluna da jornalista Yasmine Holanda Fiorini na Revista Versar deste fim de semana, ganhou o apelido de “Cacique do Sul” de Glauber Rocha e foi rebatizado por Cacá Diegues para “Cacique do Brasil” em julho passado, quando completou 80 anos. O cineasta, nascido em Blumenau, tem uma obra que contempla 38 filmes e 24 livros publicados, entre roteiros, poesia (ele se aventurou até pelo gênero erótico), contos e ensaios.

A Guerra dos Pelados

Vai estar por São Paulo? Agende-se
Mostra Sylvio Back 8.0 – Filmes Noutra Margem
De 21 a 25 de fevereiro
Cinemateca Brasileira (Largo Sen. Raul Cardoso, 207, Vila Clementino, São Paulo)
Veja a programação completa no site 


Leia mais:

Conheça o jornalista que largou tudo para morar e empreender no mato

“Na história literária, há um apagamento muito forte das escritoras”, diz Thalita Coelho

Cidades humanas: arquiteta Carolina Nunes, de Blumenau, aposta no conhecimento para melhorar a qualidade de vida das pessoas