Talharim de Crepe, uma deliciosa receita de família

Foto Ines Lorenzo, divulgação

Um dos restaurantes que gosto de frequentar com a família é o João de Barro, no bairro Cacupé. Depois que experimentamos o talharim de crepe, ficou difícil pedir outro prato. Ele não é um prato muito fotogênico, mas garanto que é delicioso! “Quem vê cara, não vê coração”.

A massa tem uma textura mais leve; suavemente adocicada e gratinada no forno. Após muitos anos, consegui conversar com Diana Lorenzo, a proprietária, que me contou a história e compartilhou a receita e os segredos do prato.

A família veio da Argentina e era lá que Celina Lorenzo, sogra de Diana, fazia talharim de crepe com frango assado, prato que era um sucesso na família. Celina havia feito vários cursos de gastronomia na época e gostava de mostrar a criatividade e o bom gosto na cozinha para os familiares.

Nas palavras de Diana:

– Em 1996, quando começamos a escolher os pratos que fariam parte do cardápio do restaurante, procuramos todos aqueles que amávamos desde nossa juventude. Como era um prato muito saboroso e original na época, colocamos o nome da casa e passou a ser o nosso carro-chefe.

Receita: Talharim de Crepe (ou Talharim João de Barro como é chamado no restaurante)

Ingredientes para 4 pessoas:

– 1 litro de leite;

– 4 ovos;

– 350g de trigo;

– 2 colheres (sopa) de margarina

– creme de leite fresco ou nata a gosto (para gratinar)

– queijo parmesão ralado a gosto (para gratinar)

Modo de preparo:

– Bata no liquidificador o leite, os ovos e o trigo até a mistura ficar bem homogênea.

– Numa frigideira para panquecas ou tapioqueira, derreta a margarina e depois incorpore-a à massa líquida.

– Tire o excesso de margarina da frigideira e, com a ajuda de uma concha pequena, despeje a massa na frigideira para fazer os crepes/panquecas, o segredo é deixá-las bem fininhas.

– Assim que as panquecas esfriarem, empilhe a cada 6 e enrole para cortar. Use uma faca bem afiada e corte em tiras finas.

– Distribua os talharins na travessa em que serão servidos, esta deve poder ir ao forno.

– Cubra a massa com uma camada grossa de creme de leite ou nata e finalize com queijo parmesão ralado a gosto. “Nós gostamos com bastante queijo”, diz Diana.

– Leve ao forno para gratinar por aproximadamente 20 minutos na temperatura média.

– O talharim pode ser servido com carne, frango ou peixe. Na casa é servido com carne ou frango, acompanhados por um bom molho madeira.

Leia mais:
RECEITA: Hambúrguer de picanha, costela e pupunha participante de festival gastronômico em Floripa
Conheça 3 pratos típicos da cultura gastronômica de Santa Catarina
Já ouviu falar de limão caviar?