Tatuagem nas olheiras: conheça a (polêmica) técnica definitiva usada por celebridades

Instagram/reprodução

Você se incomoda com as manchas escuras sob os olhos? Uma nova técnica está dando o que falar na internet (ainda que dermatologistas salientem sobre seu perigo e não recomendem o uso). Trata-se da camuflagem das olheiras com tatuagem. O recurso – permanente – vem sendo usado por quem não quer se maquiar todos os dias para disfarçar o problema. E, com o impulso de personalidades em redes sociais, vem gerando curiosidade a respeito da polêmica técnica.

Nesta última semana, Thammy Miranda divulgou em suas redes sociais que havia aderido ao procedimento da tattoo no rosto, que já havia sido testado por sua mãe, Gretchen, em março.
“Minha mulher acorda e se maquia. Eu acordo e já vou estar maquiado”, brincou ele no Instagram Stories do Instagram, referindo-se à esposa, Andressa Ferreira.

Instagram/Reprodução

O responsável pela popularização do procedimento é o tatuador Rodolpho Torres, que batizou seu trabalho como “Método Agulhas Mágicas”. Trata-se de fazer uma tatuagem com tinta de cor muito próxima ao tom da pele da pessoa.

Segundo Torres, que tem quase um milhão e meio de seguidores no Instagram, o recurso pode ser usado também para camuflar estrias e cicatrizes. Ele salienta que usa uma “pomada anestésica” no local para diminuir a dor.

Instagram/Reprodução

Celebridades como Viviane Araújo, Carol Nakamura, Geisy Arruda (foto acima) e Monique Amin já utilizam os serviços de tatuagem estética de Rodolpho, que atende em São Paulo e faz avaliações para agendamento via WhatsApp. O valor do procedimento não é revelado na página do tatuador, mas depoimentos na internet dão conta de que custa a partir de R$ 7 mil e vai até R$ 15 mil. Em março, Gretchen também optou pela tatuagem para cobrir as olheiras e divulgou um vídeo mostrando o resultado:

A técnica sob os olhos, no entanto, envolve riscos e não é recomendada pelos dermatologistas.

– A região palpebral é extremamente vascularizada, é extremamente perigoso fazer um procedimento dessa natureza nessa região tão sensível. Sem falar que as causas da olheira não são apenas hipercromia (pigmentação celular excessiva). Além disso, é praticamente impossível remover pigmentos cor da pele caso a tatuagem seja malfeita, por exemplo – afima a dermatologista Carolina Garcia Feijó.

A médica destaca também que em muitos casos as olheiras mudam de cor, de acordo com vários fatores, tais como sono, estresse e exposição ao sol. Ou seja, as manchas sob os olhos em um dia vão estar mais escuras ou mais claras, e a tatuagem terá apenas uma tonalidade permanente nesta região.

– Em muitos casos, além da coloração escura, há também flacidez da pele na região das olheiras. A tatuagem, então, pode causar um edema (inchaço transitório ou permanente), que ainda poderá acentuar o problema, já que é uma região com muitos vasos linfáticos e pele fininha – acrescenta a médica.

O recomendado, portanto, é tratar as causas das olheiras e, se recomendado, fazer um tratamento estético recomendado pelo dermatologista.