Queijos especiais, ervas frescas e preparo artesanal: as pizzas que são tendência

Hoje, ambientes intimistas, que harmonizam vinhos e cervejas especiais com massas preparadas de maneira artesanal, estão caindo no gosto dos consumidores

PIZZA Burrata com presunto parma (1)
Pizza Burrata com presunto parma (Fotos: Allegro Pizzas/Divulgação)

Foi-se o tempo em que pizza só era uma opção quando se buscava algo prático e rápido para comer. Hoje, ambientes intimistas, que harmonizam vinhos e cervejas especiais com massas preparadas de maneira artesanal, estão caindo no gosto dos consumidores. Aliadas a isso, estão novas tendências de sabores. Queijos especiais e ervas frescas fazem parte do cardápio, que também não é o mesmo o ano inteiro. As opções variam de acordo com as estações e novos sabores são criados para combinar com o clima.

Os irmãos Renato Sá, Ana Rosa e Renan Sant’Anna fazem do preparo de pizzas um ritual. Cada um deles atua em um setor na Allegro Pizzas, que fica no Porto da Lagoa, em Florianópolis. Renan é o chef responsável pela casa. A maneira artesanal de trabalhar está presente desde a escolha dos ingredientes. O molho de tomate, por exemplo, é caseiro, e os legumes e verduras utilizados são escolhidas pelo próprio chef na feira.

Pizza parma e brie
Pizza de shitake com queijo de cabra importado da Holanda e manjericão fresco
Pizza de shitake com queijo de cabra importado da Holanda e manjericão fresco
Pizza burrata com manjericão harmonizada com vinho da região de Puglia, na Itália

A massa também é feita de maneira artesanal, e cada pizza é montada na hora em que é pedida. Massa pronta, molho caseiro preparado, é hora de escolher as combinações. Queijos especiais fazem parte do cardápio, como a burrata, o queijo de cabra da Holanda e o brie, que estão em alta. Eles são combinados com outros ingredientes, como ervas frescas, shitake e parma.

— Juntamos técnica com qualidade de ingredientes na cozinha — observa Renan.
Além dos sabores das pizzas, outra tendência é a harmonização com vinhos e cervejas especiais. Na Allegro, a carta de vinhos muda de três em três meses. Novos rótulos são buscados para combinar com novos sabores criados na casa. O mesmo ocorre com as cervejas. Os responsáveis levam em conta também as estações do ano. O ambiente intimista e acolhedor completa o cenário.

— É uma experiência singular em pizzarias — avalia Renato.

Confira o cardápio aqui.