‘Tentativa e erro é liberdade e o Brasil é um país acorrentado ao erro’, diz Lobão em passagem por SC

Cantor e compositor está no Estado com uma nova turnê e se apresenta no sábado em Balneário Camboriú e domingo em Florianópolis. Sócio e acompanhante do Clube NSC tem 40% de desconto na compra do ingresso antecipado

Foto: Tiago Ghizoni

Com a alcunha de polêmico, o cantor Lobão, em recente entrevista, se revelou arrependido pelo apoio ao presidente Bolsonaro e provocou:

— Esse governo está fadado ao fracasso porque Bolsonaro é um imbecil que só ouve mais três imbecis que são os filhos dele. Sob um imbecil maior que é Olavo de Carvalho — afirmou o cantor à Folha de São Paulo.

No show que ele traz para Santa Catarina, as polêmicas não ficam de fora. A miniturnê A fuga do planeta dos dementes, que já passou por Criciúma, estará em Balneário Camboriú no sábado e chega em Florianópolis no domingo. Lobão fala em um show intimista e provocador.

— Eu sou perturbador pela minha própria natureza e sou muito íntimo também. O show de voz e violão remete a essa intimidade. Mesmo porque você está apenas com um instrumento, rodeado de pessoas. E eu sou dado a contar as histórias de como as músicas foram feitas e as pessoas morrem de rir, porque as histórias são muito engraçadas. É um show muito aconchegante e perturbador no sentido de que eu lanço questões que são desconfortáveis, que tiram as pessoas da zona de conforto.

Foto: Tiago Ghizoni

O artista apresenta no show sua mais nova canção, Com a Graça de Deus, já disponível em todas as plataformas digitais. Sobre este recente trabalho, ele comenta:

— Essa música tem uma áurea quase que religiosa, mas é muito perturbadora. Ela foi feita fruto de uma coletânea de incidentes, com intuito especifico de transcender alguma reposta eventual, que poderia ser o dedo na cara de alguém. Eu apenas usei para me inspirar e fazer uma música muito bonita, que daqui a 10 ou 20 anos ainda possa cantar sem precisar me lembrar quais foram as musas que me fizeram compor.

O cantor e compositor, que já passou por várias bandas como Vímana e Blitz – onde fez parcerias com Lulu Santos e Ritchie –, hoje, em carreira solo, se diz totalmente livre.

— Eu sou completamente independente. Eu toco e gravo todos os instrumentos, componho a letra, gravo a música, produzo, faço a mixagem. Aniquilei esse conceito de parceria na minha vida. Todos os parceiros que eu tive foram um aprendizado extraordinário, mas atualmente eu não tenho o menor anseio de parceiros.

Sobre a atual situação do país, Lobão dispara:

— O Brasil é a terra do nunca. Um pântano. Parece que somos impermeáveis à tentativa e erro. Nós, inclusive, não só não aprendemos com os nossos erros, como nos envaidecemos dos erros. Então, se você não entra em crise porque você se envergonha, ou se arrepende de alguma coisa, você não aprende. Tentativa e erro é liberdade, e o Brasil é um país acorrentado ao erro.

Rápidas com lobão

O que vem à cabeça quando falamos
Lula: Preso
Bolsonaro: Sem pulso
Protestos: Chapa branca
Redes sociais: Plataforma
Rock nacional: Nascendo
Esquerda: Direita
Direita: Esquerda
Arrependimentos: Muitos

Entrevista em vídeo

Serviço

Balneário Camboriú
Sábado, dia 25/5, às 21h
Teatro Municipal Bruno Nitz, Rua 300
Desconto de 50% para sócio do Clube NSC e acompanhante na compra do ingresso antecipado no site Blueticket.

Florianópolis
Domingo, dia 26/5, às 21h
Teatro Pedro Ivo
Rodovia José Carlos Daux, 4600
Desconto de 40% para sócio do Clube NSC e acompanhante na compra do ingresso antecipado no site Blueticket.

 

Para ser sócio do Clube NSC, você deve assinar um dos jornais ou o NSC Total em Assine NSC. A partir de R$ 9,90 por mês na modalidade digital, você tem acesso a todo o conteúdo e tem direito a utilizar os descontos do Clube em festas, shows, restaurantes, cinema, educação, serviços e muito mais. Aproveite, os benefícios são ilimitados. Saiba mais em Clube NSC.