Anticoncepcional e pílula do dia seguinte: engordam? E se esquecer de tomar? Tire as suas dúvidas

Nem sempre, ao visitar um ginecologista, as mulheres esclarecem todas as dúvidas sobre sua saúde íntima. Seja por vergonha ou esquecimento, elas deixam o consultório sem saber tudo o que gostariam

Foto: Mateus Bruxel/Agência RBS

Nem sempre, ao visitar um ginecologista, as mulheres esclarecem todas as dúvidas sobre sua saúde íntima. Seja por vergonha ou esquecimento, elas deixam o consultório sem saber tudo o que gostariam. Pensando nisso, o ginecologista Renato de Oliveira listou três perguntas sobre o uso do anticoncepcional e pílula do dia seguinte e esclareceu alguns pontos. Tem dúvidas? Veja:

1. Há um momento certo para utilizar a pílula do dia seguinte?

Quanto antes o comprimido for ingerido, maior a chance de sucesso. Estudos mostram que, nas primeiras 24 horas, a eficácia da pílula do dia seguinte gira em torno de 90%. Apesar de poder utilizá-la nos primeiros cinco dias, recomenda-se o uso em até 72 horas após o ato sexual.

2. Se eu esquecer de tomar o anticoncepcional, o que devo fazer?

Em caso de esquecimento, tome a pílula assim que lembrar. A próxima deve ser ingerida no horário regular. Se passar um dia, tome as duas juntas e mantenha a ordem das demais. Mas caso haja o esquecimento de dois ou mais comprimidos, utilize preservativo durante sete dias, tomando as pílulas restantes normalmente.

DIU: dói para colocar? A menstruação acaba? Quanto tempo dura? Tire todas as suas dúvidas

 

3. Usar pílula anticoncepcional engorda?

Os métodos contraceptivos estão cada vez mais modernos e utilizam baixas doses de hormônios, causando o mínimo possível de transtorno em relação ao peso. Desde que não existam contraindicações, os problemas acabam sendo pequenos. Mas, cada organismo responde de uma forma ao comprimido e a não adaptação a algum método também pode ocorrer. Por isso, o acompanhamento médico é sempre fundamental.

Saiba mais sobre métodos anticoncepcionais aqui