Todos os dias tento entender o homem que abandona um filho

pai e filho
Foto: Pexels/Banco de Imagens

Todos os dias tento entender o homem que abandona um filho. Consigo ver a perspectiva: ele não está preparado, não esperava ser pai, não acha que tem dinheiro para sustentar uma família. As desculpas são infinitas. Conversei com muitos pais que não têm contato com os filhos e os motivos são sempre parecidos. Eu era muito novo; minha mulher enlouqueceu depois que engravidou; minha sogra era a pior pessoa do mundo; a menina que engravidou queria apenas o meu dinheiro.

Já conversei com pais amorosos e participativos que são presentes na vida dos filhos mesmo estando em todas estas situações acima. O que para uns é motivo para fugir, para outros é motivo para ficar. Já conversei com pais que eram adolescentes quando viraram pais, moravam na favela, tinham sido abandonados pelo pai e mesmo assim decidiram não abandonar. Já conversei com pais que se separaram e continuaram participando da vida dos filhos (às vezes, até mais do que quando eram casados).

Já conheci um pai que teve um filho fora do casamento, segundo ele com uma mulher interesseira que queria apenas o dinheiro da pensão, mas mesmo assim é participativo.
Perceba: entendo o que o homem que abandona sente. O caso amoroso, um romance passageiro, a namorada que era linda agora vai ficar inchada e estressada e talvez chata e de dentro dela vai sair uma criança que vai chorar e consumir todas as economias. Não é essa a vida que você queria. Não é essa a vida que as pessoas celebram no Instagram e nos reality shows. A vida de champagne e piscina e música alta e festas até de manhã. Uma criança vem e acaba com uma vida de loucura sem limite.

Uma criança vem e acaba com a sua vida, é verdade. Mas ela te apresenta uma outra vida, uma vida nova e divertida e cheia de momentos mágicos que você vai sentir vontade de registrar. Você vai aprender a ser melhor. Você vai estar perto da coisa mais importante da vida.

Você vai ser uma inspiração para seu filho ser melhor e, quando chegar a vez dele, não abandonar. Nunca abandonar a maior responsabilidade da vida de um homem.

Leia também:

Só existe uma pessoa responsável pelo seu fracasso

À procura da foto perfeita

Todo mundo está querendo mudar de vida