Três sapatos para o homem investir e usar em qualquer estação do ano

Mocassim, Oxford e desert boots são opções para quem quer conforto e estilo

Foto: KONTATTO STORE/Divulgação

Mocassim

O mocassim consegue trazer duas características bem marcantes: ser confortável – já que é produzido com material maleável e flexível, como a camurça – e elegante. Esse é com certeza o sapato que você está procurando para passar uma impressão ousada e casual. Esse estilo ficou muito associado aos caras de seus 50, 60 anos, mas a peça se rejuvenesceu e ganhou ares ainda mais interessante graças aos italianos que voltaram a apostar nesse calçado super prático.

Dica: Experimente usá-lo com um jeans slim fit, super seco, para criar um visual elegante e casual. Já uma calça chino vai trazer um ar informal, inteligente e elegante principalmente combinado com uma camisa Oxford na cor branca. Use-o sempre com meias invisíveis – para não criar um odor indesejável nos seus pés.

Daniel usa: camisa Dudalina, calça, blazer e mocassim Aramis, no Shopping Neumarkt e anéis Quo Joias. Modelo: Daniel Grah. (Foto: Mariana Florencio)

Oxford

Foto: E Marchi/Divulgação

Esse modelo elegante surgiu no Reino Unido, inicialmente ficou conhecido como “Balmoras”, por conta da rainha do Castelo Balmoral, na Escócia. Sua popularização aconteceu por volta de 1825 na universidade de Oxford. Ele caiu nas graças dos estudantes por apresentar um incrível conforto nos pés, diferente das botas que eram usadas naquela época. O Oxford aparecia em uma só cor, com cadarços e recortes na parte superior, sendo considerado um modelo bastante social. De lá para os dias atuais, esse modelo de sapato ganhou novos materiais e cores, mas mantendo sempre sua autenticidade.

Dica: Como primeiro investimento escolha um bom Oxford na cor preta, pois ele poderá ser usado eventos sociais, como casamentos e formaturas, mas também com jeans em uma pegada “casual arrumadinha”. Depois vá adquirindo os modelos em tom de marrom, que serão um bom calçado para adicionar uma pitada de sofisticação no look.

Desert boots

A Desert Boots fica muito associada às baixas temperaturas, mas graças a sua versatilidade esse modelo de sapato – projetadas por Nathan Clark e lançadas oficialmente em 1949 -, podem também compor looks de primavera/verão. Hoje o mercado oferece uma grande gama de cores como laranja, azul, vermelho, verde, amarelo, além dos tradicionais, caramelo, bege, marrom e preto.

Dicas: Por ser produzida com camurça, o bacana é guardar sua desert boot longe do sol para não a queimar e assim manter a cor original. Os tons terrosos sempre são uma ótima saída para combinar com sua desert boot. Uma calça chino, uma camisa polo e um blazer vão trazer um olhar elegante e ao mesmo tempo informal para o seu dia a dia. Já peças em algodão ou linho caem como uma luva na hora de ir ao trabalho.

Leia também:

Crie um armário masculino certeiro com peças em liquidação

Leia mais colunas de Lucca Koch