Conheça os destinos turísticos de Santa Catarina mais citados no Instagram

Pedra Furada, cartão postal de Urubici. Foto: Prefeitura Municipal de Urubici/Divulgação

Fotos de viagem fazem o maior sucesso nas redes sociais. Inclusive, muita gente se baseia nas imagens postadas por amigos e influenciadores para escolher o destino das férias. Por isso, uma pesquisa do Sistema de Inteligência Setorial do Sebrae/SC buscou entender quem são os turistas que escolhem Santa Catarina para visitar e qual é o impacto das mídias sociais nessas decisões.

Existem atualmente cerca de 3,2 bilhões de usuários ativos nas mídias sociais, 42% da população global. No Brasil, a penetração alcança 62% da população – cerca de 129 milhões de usuários. Mais de 80% dos viajantes mundiais são influenciados a viajar por amigos nas redes sociais.

Os viajantes usam, em média, 10 a 12 aplicativos para pesquisar, fazer reservas e usar durante a viagem. As características próprias do Instagram – imagens e vídeos – tornam essa rede a mais propícia para divulgações ligadas ao turismo. De paisagens à gastronomia, há uma gama enorme de possibilidades ligadas ao tema que coincidem com a proposta do Instagram: tirar fotos e compartilhar imagens.

Destinos mais citados

Beto
Lucas Correia, Agência RBS BD

Os destinos mais divulgados nas publicações em geral foram Florianópolis, Serra Catarinense, Urubici, Serra do Rio do Rastro, Canasvieiras e Bombinhas. Ao todo, 30% das publicações de influenciadores no período foram relacionadas ao parque Beto Carrero. Em segundo lugar apareceu Praia, com 28%, compreendendo imagens variadas de diversos locais de Santa Catarina.

Com 12%, apareceram as citações envolvendo Natureza/Serra. Nesse cenário também estão incluídas publicações de Canyons e Cachoeiras – sendo que as atividades relacionadas a trips e visitas a cachoeiras são as mais citadas.

florianopolis
Divulgação

Com 9% estão as publicações citando pontos turísticos, destacando-se Florianópolis (Centro Histórico, Mercado Municipal, Museu Cruz e Souza). Com 8% aparecem Eventos e, no período, o destaque foi para a Oktoberfest.

 

Do total de menções da amostra, 53% foram de publicações realizadas por agências, blogs ou sites de turismo e meios de hospedagem – ou seja, ocorreram mais publicações comerciais, que querem atrair um público para determinado local, do que postagens de turistas comentando que passaram ou que planejam passar pela região.

 

A pesquisa: mnitoramento de menções e hashtags

Com uma taxa de crescimento de 5%, maior que a do Facebook (3,14%), o Instagram é um dos principais canais utilizados para registro de momentos, incluindo viagens. De acordo com pesquisa divulgada pela Forbes, 40% das pessoas com menos de 33 anos (os millenials, público mais conectado do globo) considera o potencial de gerar boas fotos para o Instagram um dos fatores mais importantes na hora de escolher um destino de viagem. Por isso, a rede social foi escolhida como principal fonte para o monitoramento da pesquisa do SIS/Sebrae.

Para a pesquisa, foi criado um monitoramento para coletar qualquer tipo de menção no Instagram que contivesse em sua mensagem pelo menos uma entre as 19 hashtags relacionadas com turismo, Santa Catarina ou viagem.

Foram capturadas 84.222 menções, no período entre 7 de outubro e 11 de dezembro de 2018. O objetivo desse monitoramento foi identificar o perfil e o comportamento no Instagram dos turistas que visitam ou têm o desejo de conhecer os destinos turísticos de Santa Catarina. Além disso, também buscou-se identificar como as empresas e influenciadores estão divulgando os destinos do estado nessa rede.

Além da observação individual dos perfis do Instagram, foram analisadas também as postagens relacionadas com o turismo no estado de Santa Catarina que continham hashtags dos principais influenciadores e sites de viagem. O objetivo foi identificar se os atrativos turísticos catarinenses estão entre os assuntos comentados pelos principais influenciadores do turismo.

Leia mais:
Pai e filho catarinenses juntam paixão por viagem e música e são DJs dentro de Kombi
Confira 10 dicas para uma viagem tranquila de carro