Turismo: 10 opções diferentes para vivenciar experiências em Santa Catarina

O turismo de experiência está em alta, por isso selecionamos 10 locais no litoral para que você possa praticar

Mergulho é uma das opções (Fotos: Divulgação)

Nem só de praia é feito o verão em Santa Catarina. Que tal aproveitar a vista ao estado para ser chef de cozinha por um dia, conhecer a fabricação de chocolates, passear em um sítio e degustar um almoço orgânico, conhecer a produção de vinhos e de artesanato local? O turismo de experiência está em alta, por isso selecionamos 10 locais na região da Costa Verde & Mar para que você possa praticar. Confira!

Mergulho em área paradisíaca

Mergulhar em uma das praias com águas cristalinas e poder ver tartarugas, cavalos marinhos, corais, peixes e as belezas das águas da Costa Verde & Mar. Monitores e profissionais dão as instruções aos praticantes, translado e todos os materiais para mergulhar com segurança.
Local para a prática: Bombinhas.
Contato: Casa do Turista. (47) 9 8847-2291 / (47) 3393-6000

Trilha e cachoeira

Contato com a natureza, preservação, conhecimento da fauna e flora e resgate histórico são alguns dos benefícios. A trilha é de nível médio e permite também um banho de cachoeira. A caminhada é guiada por profissional da Costa Verde & Mar especializado em ecoturismo e aventura e termina na praia.
Local para prática: Penha.
Contato: Ar, Mar, Ação, Ecoturismo. (47) 9 8809-9126 / (47) 3345-6699

Chef de cozinha por um dia

Chef de cozinha por um dia

Com monitoria de uma chef renomada, esta prática propõe elaborar um prato digno dos melhores restaurantes do mundo, aprender a escolher os ingredientes, selecionar frutos do mar frescos e conhecer mais dos alimentos típicos da Costa Verde & Mar.
Local para a prática: Balneário Piçarras.
Contato: Risotteria Arancina. Chef Vanessa Vagnotti. (47) 9 9900-8999

Produção e degustação de chocolate artesanal

É difícil encontrar alguém que não goste de chocolate. Com essa experiência será possível acompanhar todo processo de produção artesanal, colocar “a mão na massa” e degustar o doce. A proposta é monitorada por uma chocolatier com mais de 20 anos de experiência no setor.
Local para a prática: Itapema.
Contato: Saramento´s Chocolate. (48) 9 9975-3302

 

Caminhada histórica

Caminhada histórica

Praticar uma atividade física e conhecer mais sobre a cultura e tradições da Costa Verde & Mar, são a essência da proposta. Um guia irá mostrar aos visitantes desde a orla marítima até monumentos históricos e resgatar detalhes do que foi deixado dos colonizadores.
Local para a prática: Balneário Camboriú.
Contato: BC Walking Tour. (47) 9 9989-4930

Passeio por sítio e almoço orgânico

Quem quer fugir dos tradicionais roteiros de verão, uma ideia é visitar as áreas rurais da Costa Verde & Mar. Nessa proposta o visitante conhece mais e participa de dinâmicas sobre as plantas e a importância dos alimentos orgânicos. É oferecido almoço e café colonial com produtos orgânicos.
Local para a prática: Porto Belo.
Contato: Sítio Flora Biotivas. (48) 9 9999-9684

Trilha, aula sobre plantas e gastronomia

Trilha, aula sobre plantas e gastronomia

Uma imersão no poder da floresta é a proposta. O visitante pode iniciar com uma caminhada guiada por uma área repleta de flores e plantas. Em uma propriedade colonial, aprenderá sobre plantas e produzirá uma “almofada de ervas”. Ao final, é oferecido um café colonial com produtos orgânicos.
Local para a prática: Camboriú.
Contato: Vivenda das Palmeiras. (47) 9 9769-3287

Produção e degustação de vinho

Propõe visitar vinícola, vivenciar a produção artesanal, conhecer sobre a história dos colonizadores da região turística Costa Verde & Mar, e degustar a bebida. A experiência conta com um guia especializado e é realizada em um casarão tradicional. O local reserva ainda uma vista para contemplar o pôr do sol.
Local para a prática: Itajaí.
Contato: Villa Prando Vinícola. (47) 3348-5710 / (47) 9 9946-0778

Produção de confecção moda praia e íntima

A região turística Costa Verde & Mar é referência nacional na produção de moda praia e íntima. O visitante poderá vivenciar mais sobre o processo desse setor e conhecer peças produzidas de maneira artesanal (handmade). Será apresentada a coleção que resgata elementos da cultura local, chamada de “coleção cápsula”.
Local para a prática: Ilhota.
Contato: Morena Bakana Moda Praia. (47) 3343-7908 / (47) 9 8410-1413

Produção dos próprios souvenirs/artesanato

O tour de experiência da Costa Verde & Mar conta com diversas atividades que permitem o visitante colocar literalmente a “mão na massa” nas práticas artesanais. Com propostas que vão desde escultura com argila, passando por produção de bonecos fantoches, bordado, cerâmica, estampa personalizada de camiseta, chegando até a produções com materiais típicos da região como escama de peixe conchas e etc.
Locais para as práticas: Balneário Camboriú, Bombinhas e Porto Belo.
Contatos: Espaço Bonequiando de Porto Belo. (47) 3369-9085
Encantos da Barra de Balneário Camboriú. (47) 9 9905-7770
Visco das Bombinhas. Instagram@usevisco.

Tour de Experiência da Costa Verde & Mar oferece mais de 20 práticas turísticas

Aprender a fazer artesanato em argila, ter uma prática sensorial no Museu Oceanográfico, tomar um café colonial e ainda aprender sobre chás e ervas ou fazer uma walking tour por um bairro histórico. Estas são algumas das várias oportunidades que o Tour de Experiência da Costa Verde & Mar proporciona aos visitantes. São sugestões especialmente preparadas para atender turistas e moradores, com orientação do Sebrae e da própria entidade que reúne os 10 municípios integrantes da região. São mais de 20 diferentes oportunidades que integram e aproximam os interessados de atividades exclusivas, numa verdadeira experimentação da natureza, da gastronomia e da cultura local.

A proposta, desenvolvida pela parceria com Sebrae SC e a Costa Verde & Mar, conta com opções que agradam todas as idades e perfis de públicos.

— Estes parceiros trazem ao mercado serviços como visitação à cervejaria artesanal ou vinícola, aquaventura em Bombinhas, produção artesanal de chocolate e até uma vivência numa cozinha para compartilhar e cozinhar com uma chef profissional — revela Celso Pirmann, do Sebrae. O plano engloba diversos setores como gastronomia, hospedagem, atrações culturais, artesanato, empreendimentos de ecoturismo, aventura, entre outros.

Para elaboração do projeto, uma comissão realizou uma seleção e preparação dos interessados, reconhecimento da situação, além do plano de ação detalhado. Depois disso, foi realizada capacitação, aplicação de conceitos, formação da rede de cooperação e organização de plano de mercado, para realizarem o lançamento oficial da proposta. A tendência é que o projeto se desenvolva ao longo dos anos e mais parceiros agreguem opções à proposta.

Leia também:

Roteiro por cervejarias artesanais é nova aposta da Grande Florianópolis

Santa Catarina aparece ao lado de França e Japão entre os destinos que são tendência para 2019