Neto cria tutorial com papel e caneta para explicar Instagram ao avô de 73 anos

Perfil de loja do avô ganhou mais de 24 mil seguidores após viralizar nas redes sociais

tutorial instagram para avô
Foto: Reprodução

Lidar com a tecnologia pode ser uma dificuldade para as pessoas de mais idade, mas a atitude de um jovem capixaba virou exemplo de aprendizado e de amor aos mais velhos. Ao ver a expansão de seu comércio de café em Manhaçu (MG), Francisco Gonçalves de Oliveira, 73 anos, decidiu pedir ajuda ao neto Eduardo Gonçalves Seidel, 16 anos, para criar uma conta no Instagram.

Reprodução
Reprodução 

Para explicar como se usa a rede social, o jovem — que mora em Vitória (ES) com os pais — fez um tutorial com papel e caneta mostrando as funções de cada botão do aplicativo. As imagens das aulas de Eduardo ao avô e também de seu esquema simples no caderno viralizaram no Twitter e garantiram mais de 24 mil novos seguidores no perfil da loja.

Segundo Eduardo, o negócio de seu Francisco consiste em moer e vender o pó do café para comércios locais e revendedoras desde 1998. Com o sucesso na cidade mineira, o jovem decidiu criar um perfil na rede social de fotos para expandir o alcance. Como estava passando férias na casa do avô, tentou explicar na prática o uso do Instagram, sem sucesso. Com isso, desenhou com calma os ícones e suas devidas explicações. O tutorial deu mais do que certo:

— Foi tão bonitinho ver ele aprendendo a mexer seguindo o tutorial. Nunca imaginei que ia dar a repercussão que deu, não postei com nenhuma intuição de ficar famoso e deu isso tudo. Agora ele está conseguindo entender a rede social. Eu estou administrando a conta, mas ele supervisiona, já que recebemos mais de 700 pedidos só pelo perfil. Meu avô ficou um pouco perdido, mas está aprendendo a mexer sim!

Ele garante que o avô não está entendendo o sucesso todo que está fazendo nas redes sociais:

— Fiquei super feliz com o retorno no Twitter! Mandei para meu avô, ele ficou feliz, mas, por ele não ser muito ligado no alcance que teve, não percebeu o que fizemos. Agora, com tantos pedidos, acho que ele percebeu o que está acontecendo (risos).

Reprodução
Reprodução

A atitude de Eduardo chamou a atenção das redes sociais, principalmente, por conta do relacionamento com o avô. Por serem de cidades diferentes, ele conta que nem sempre consegue dar a devida atenção, mas os negócios nas redes sociais agitaram a relação dos dois, gerando conversas diárias no WhatsApp.

Toda essa história, no fim, mostrou que o mundo precisa de um pouco mais de atenção com os parentes de mais idade:

—  Estou sempre acostumado a respeitar os mais velhos, ter paciência e espalhar amor. Ao depararmos com o mundo, vendo tanta tragédia, atitudes assim comovem. Para mim, é normal, mas entendo porque as pessoas ficaram tão emocionadas: a realidade não é nada boa.

Leia também: 

Homem cria técnica inusitada para cachorros espionarem vizinhança no portão

Arara presa em telhado xinga bombeiro que tentava resgatá-la

Conheça o Dele Alli Challenge, nova moda das redes sociais