A um mês do Natal, confira dicas para economizar na compra dos presentes

Conteúdo oferecido por Almeida Junior

Esqueça a correria e a loucura de compras nos últimos dias de dezembro. Com planejamento, organização e ainda um empurrãozinho da Black Friday, que está com descontos excelentes, a hora é agora para escolher os presentes de Natal e ainda curtir uma volta no shopping, com direito a café, cinema, brincadeiras com as crianças ou outras atividades de lazer da sua preferência.

Nos shoppings Almeida Junior, a Black Friday começou sexta-feira e vai até domingo, com promoções que chegam a 70%. Convidamos Roberta Carlucci, consultora de imagem pessoal, corporativa e personal shopper, para ensinar a planejar e organizar as compras. Confira:

Primeiro passo

Faça uma lista das pessoas que quer presentear e estipule o orçamento total. Depois, complete com dados sobre cada presenteado: estilo, que tipo de presente pensou em dar e o que ele iria gostar. Inclua o orçamento estimado para cada um.

Check list

Após os campos acima, sugiro pensar em quais lojas você pode ir para encontrar o presente. Acrescente-as no planejamento, e sua lista está pronta.

Quem você não pode esquecer

Uma mãe ou pai de família não pode esquecer o presente dos filhos, do marido/esposa, dos genros/noras, dos netos, avós, pais e melhores amigas (os). Se houver um ou mais funcionários em casa, inclua-os na lista também, claro! Outra boa prática é dar uma lembrancinha aos professores das crianças. Os filhos podem presentear seus pais, irmãos e namorado (a), bem como outros parentes próximos como primos e padrinhos.

Famílias grandes podem organizar um amigo-secreto. Para isso, o ideal é fazer o sorteio com bastante antecedência (preferencialmente no início de dezembro) e estipular um valor máximo para o presente. Neste caso, os pais acabam sempre presenteando também seus filhos pequenos.

Como escolher os presentes

Faça a escolha pensando na pessoa presenteada e não em você! Pense no estilo dele/dela, hobbies, personalidade, interesses e tente surpreender comprando algo fora do óbvio, o que sempre passa uma sensação de que você se importa e se esforçou para agradá-lo (a). Evite vales ou presentes não pessoais, como coisas para a casa. Se não souber muito sobre seu presenteado, pergunte a outras pessoas próximas que possam saber, assim poderá oferecer uma lembrança significativa.

Hora das compras

Adquira os presentes com antecedência e lembre-se de verificar com cada loja a sua política de troca.

A Black Friday é um ótimo momento para colocar essas superdicas em prática. Garanta os presentes e fique pronto para curtir as festas de fim de ano sem estresse.