Uma deliciosa receita de caponata

Fotos: Arquivo pessoal

Fiz uma produção de caponata com abobrinhas e berinjelas, que antes de irem para a grelha foram usadas na decoração de dois almoços, evitando assim qualquer tipo de desperdício. Fatiei elas na horizontal em três partes para assar na grelha. Nunca tinha feito assim, sempre faço no forno e já levo para assar tudo cortadinho. Na receita original ainda uso pimentão vermelho, uva passa branca e nozes, além dos ingredientes que usei nessa versão. Então vamos lá:

Para você reproduzir em casa

Corte os vegetais, o alho, a cebola branca e a roxa, tempere com sal, pimenta e leve tudo para assar até que a abobrinha e berinjela estejam desidratadas e “marcadas” da grelha — aquele queimadinho do carvão. Depois que esfriar corte tudo em cubos e tempere com suco de limão, shoyu, orégano, mel, uma lata de tomates pelados e azeitonas sem caroço em cubinhos, azeite de oliva — o quanto baste para cobrir — e folhas de louro. Ajuste o sal e a pimenta.

Para presentear

Como fiz uma grande quantidade, porcionei em vidros descartáveis e embalei para presentear os amigos. Coloquei a caponata já temperada no vidro deixando um dedo da borda para completar com mais azeite de oliva, assim ela fica bem marinada aumentando a validade para 6-8 dias. Finalizei com uma folha de louro. Para deixar mais charmoso, cortei um tecido em partes iguais e com um barbante amarrei na tampa. Fica uma graça! Distribua para os amigos ou ofereça de lembrança em um almoço servido em casa.

Leia mais:

Dicas de comidinhas para receber bem os amigos em casa

Goulash: um ensopado de carne ótimo para esquentar os dias frios

Confira uma deliciosa receita de talharim com molho à carbonara