Uma Páscoa doce e saudável: aprenda a escolher o melhor chocolate para a sua saúde

Foto: Léo Cardoso/Agência RBS

Chega a Páscoa e um dos alimentos mais esperados para a época são os chocolates! Sabendo disso, queremos te ajudar a escolher melhores opções para que você e sua família possam desfrutar e degustar o seu chocolatinho com prazer e muita saúde!

Você sabia que o chocolate, desde que escolhido corretamente, pode trazer ótimos benefícios a sua saúde? É claro que deve ser consumido em quantidades moderadas, mas a frequência pode até ser diária.

De acordo com uma publicação realizada no British Medical Journal, o consumo de chocolates escuros (amargos) pode te proteger contra doenças do coração, graças aos seus compostos fenólicos, que atuam como poderosos anti-inflamatórios no nosso organismo.

PASSOS PARA ESCOLHER UM BOM CHOCOLATE:

1. Escolha chocolates com teor de cacau elevado: a partir de 60% já é uma ótima escolha.

2. O açúcar NÃO deve ser o primeiro ingrediente: quando o açúcar consta como primeiro ingrediente, significa que o que mais tem no seu chocolate é justamente o AÇÚCAR.

3. Por isso, opte por chocolates que tenham como principais ingredientes: a massa de cacau, cacau em pó e/ou manteiga de cacau.

4. Evite o chocolate branco: normalmente apresenta baixo teor de cacau, elevado teor de gordura hidrogenada (que faz mal para a nossa saúde) e alta concentração de açúcar.

INCREMENTANDO O OVO

chocolate nugali hippo
Foto: freepik

Dicas para incrementar o seu ovo de páscoa com ingredientes gostosos e de qualidade:

1. Você pode rechear o seu ovo de chocolate 70% cacau com uma ganache funcional feita a base de biomassa de banana verde (veja como fazer no nosso Instagram @emfamilianutricao) e chocolate 70%. Por cima da ganache, distribua frutas vermelhas como morangos, mirtilos e amoras, ou frutas de sua preferência.

2. Se fizer o seu próprio ovo de Páscoa, inclua nele pedacinhos de pistache, damascos secos, amêndoas e nozes. Ficará delicioso, crocante e cheio de gorduras do bem.

3. Um fondue de chocolate 70% cacau e frutas da estação também é uma ótima pedida para uma noite de páscoa!

CRIANÇAS COM MENOS DE DOIS ANOS

Foto divulgação

Para os menores de dois aninhos, nada de açúcar, nada de chocolate:

E lembre-se, para menores de dois anos, o chocolate ainda deve ser evitado. Isso porque as recomendações da Sociedade Brasileira de Pediatria orientam a passar longe do açúcar e edulcorantes de qualquer tipo até os dois aninhos de idade. Por esse motivo, nenhum chocolate deve ser ofertado.

Nesses casos, capriche em uma panquequinha com formato de coelhinho!

Trufinhas a base de tâmaras e cacau, sem adição de açúcar também podem ser uma ótima opção.

RECEITA

Receitinha de panqueca de banana e cacau (a partir de 7 meses de vida):

Misture com um garfo, um ovo, 2 colheres de sopa de farinha ou farelo de aveia, 1 banana e 1 colher de chá de cacau em pó 100%.

Despeje a misturinha em uma frigideira antiaderente untada com um fiozinho de óleo de coco ou de girassol. Deixe cozinhar em fogo baixo por aproximadamente cinco minutinhos de cada lado. Se tiver um cortador em formato de coelhinho ficará lindo e em clima de páscoa!

Uma ótima Páscoa a todos!

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