4 padarias perfeitas para o almoço em Floripa e Balneário Camboriú

Que tal almoçar na padaria? Foto: Paula Wagner

Por Paula Wagner, do @eatfloripa

O conceito de padaria varia muito de estado para estado. Para alguns, padaria é o lugar que você entra, comprar seu pão quentinho e deu. Para outros, padaria é lugar de encontro, espaço para café da manhã, café da tarde e, para os mais sortudos, até para o almoço!

A ideia de aproveitar ao máximo o ambiente da famosa padoca é muito utilizada fora do Brasil e em algumas cidades daqui, mas em Floripa essa moda custou a pegar. Quando eu me mudei para cá, sentia falta de tomar café da manhã “na rua”, algo que fazia muito quando era pequena na minha cidade. Estranhava o fato de não encontrar com tanta facilidade lugares para sentar às 7h da manhã e comer um pão na chapa ou um misto quente.

Porém, de uns dois anos para cá, comecei a notar um aumento significativo no ramo das “padocas” aqui em Santa Catarina, e elas chegaram com novas técnicas, como a fermentação natural, novas ideias e uma nova opção para quem, assim como eu, ama padarias. Por isso, hoje venho dar para vocês algumas dicas de padarias maravilhosas onde você vai encontrar muito além de pães!

Vou começar por uma que tem meu coração há algum tempo: a @benvenutapaes! Localizada na Madre Benvenuta, no bairro Santa Mônica em Floripa, tem um espaço aconchegante, algumas opções de importados, como azeites, patês, vinhos e cervejas artesanais, pães variados de fermentação natural e, para nossa alegria, sanduíches espetaculares. Meu favorito é o de presunto cru, com queijo alface e tomate, preparado na baguete e acompanha por um cafezinho com especiarias. Demais!!!

 

E a terceira parada do nosso #TourEatBeblue foi em um lugar pertinho de casa e que ainda não conhecíamos: A @benvenutapaes! A fachada discreta e despretensiosa, não nos prepara para o que nos espera! Um lugar extremamente aconchegante e acolhedor. Fomos recebidos pelo Carlos, proprietário, que exala paixão e carinho, tanto pela marca, quanto pelos clientes. Nas poucas horas que ficamos ali, conseguimos perceber que é um ambiente famíliar, daqueles que não encontramos com tanta facilidade, onde se cumprimentam pelo nome e sabem qual a compra diária do cliente de cor. Provamos um sanduíche espetacular de presunto cru, queijo e alface, montado em uma baguete de sabor e textura que deixam qualquer um doido! Provamos também alguns cafés especiais (deliciosos) e pastinhas (servidas com a maravilhosa baguete, claro) que nos encantaram! Amamos conhecer essa paraíso no meio da Madre Benvenuta! Obrigada por nos receber com tanto carinho Carlos, E obrigada @beblueapp por nos apresentar essa delícia de lugar! . Como essa semana é um especial vou postar todos os dias os lugares que fomos conhecer, e vou deixar meu link na bio para baixar o App e ganhar um crédito de R$ 5,00 após a primeira compra! ❤

Uma publicação compartilhada por EAT Floripa (@eatfloripa) em



Minha segunda dica é a @pontodopaofloripa, que fica no Centro de Floripa, lugar para ir e passar a tarde toda, aproveitando todas as delícias! O espaço é hiper amplo, tem um buffet logo na entrada para quem não está com vontade de decidir e quer provar um pouco de tudo, com opções de pães, frios, bolos, sucos e salgados, além de uma parte de padaria com pães quentinhos, cookies e outros doces para levar para casa. No Cardápio, tem também opções de café da manhã, brunch, mais completas para almoço e claro, uma variedade de cafés! A Ponto do Pão ainda tem em anexo uma loja da @gelateriamondi, com vários sabores de gelatos, pra quem ainda quiser fechar a visita com chave de ouro.

 

Pra marcar nossa décima parada, fomos conhecer um lugar famoso em Floripa, a @pontodopaofloripa! Apesar de muito antigo, eu ainda não conhecia e se arrependimento matasse… de cara na entrada você se depara com um buffet recheado de delícia, bolos, pães, salada de frutas, frios… tudo que a gente ama no café… E no almoço… E na janta! ?? além dessas delícias, eles também tem opções no cardápio e take way! O lugar é todo lindo e o atendimento é excelente! Provamos algumas opções do buffet (tudo de bom) e eu pedi o croissant tradição, que é presunto, queijo e manteiga num croissant quentinho e fresquinho!!! E suco de laranja! Nós amamos cada segundo e nós estamos ansiosas para o próximo café da manhã lá… E pra provar as Carolinas….tudo que não provamos ???? . Como essa semana é um especial vou postar todos os dias os lugares que fomos conhecer, e vou deixar meu link na bio para baixar o App e ganhar um crédito de R$ 5,00 após a primeira compra! ❤

Uma publicação compartilhada por EAT Floripa (@eatfloripa) em

 

Uma novidade em Floripa é a @dasbrotcoqueiros, padaria alemã que inaugurou na Via Gastronômica de Coqueiros, também em Floripa, no mês passado. Com 90% dos produtos vindos diretamente da Alemanha, a Das Brot tem no primeiro andar um empório, com pães, croissants e pretzels congelados, salsichas, patês, cervejas alemãs entre outros produtos típicos. O segundo andar é onde fica a padaria, com um balcão recheado de pães dos mais variados tipos, doces (de dar água na boca) e salgados. Além de tudo isso, a padaria também tem um cardápio com opções de tábuas com variedades de salsichas e pães, café da manhã, combos para brunch, almoço e hot dog alemão, além de claro, todos os doces da vitrine. A Das Brot tem um terraço com vista para o mar, e é um lugar extremamente agradável a qualquer hora do dia! Estou particularmente apaixonada pelo croissant!

Agora vou dar uma dica de um lugar que ainda não tive oportunidade de conhecer, mas é um passeio imperdível para quem vai a Balneário Camboriú. Uma padaria no conceito mais amplo da palavra, @opadeiro (O Padeiro Artisan Bakery) fica no Passeio San Miguel. Se você acompanhar um dia as postagens deles no Instagram, vai entender porque fui obrigada a dar essa dica mesmo sem ter ido lá ainda. É tudo lindo, impecável. Eles oferecem uma variedade de pães, doces, sanduíches e tortas que deixam qualquer um de queixo caído! A casa também tem tábuas de frios, e pratos quentes. Vamos juntos?

Espero que tenham curtido essas opções diferentes para se deliciar!

Convite

Quero aproveitar para fazer um convite a todos: sexta-feira (13), vou celebrar meu aniversário no @foodparkarena. A festa será beneficente e todos que levarem 1kg de alimento não perecível ganham 10% de desconto em todos os trucks (menos nas bebidas). O Park vai estar todo decorado, vai ter música ao vivo e a comemoração vai ser linda! Espero vocês lá!

 

Beijos,
Paula @eatfloripa


Leia mais:

2 recantos para almoço que você precisa conhecer em Floripa

Veja todas as matérias de gastronomia da Versar