“Veganismo não é apenas sobre ter peninha das galinhas”: Luisa Mell se manifesta sobre polêmica no BBB 19

Foto: @luisamell

A ativista Luisa Mell usou o Instagram para se manifestar em relação ao comentário de Tiago Leifert na estreia do Big Brother Brasil nesta terça-feira, que teria feito piada sobre o estilo de vida vegano da participante Hana. “Quem me pareceu estar pouco informado sobre a importância do veganismo foi o apresentador Tiago Leifert”, escreveu a influencer na publicação que já tem quase 90 mil curtidas.

View this post on Instagram

A polêmica do dia… Grande parte dos pães n contém nem ovos, nem leite… mas muitos tem! Por isso todo vegano vira um grande leitor de rótulos! Qt ao programa… os produtos na casa n tinham embalagem, ela n tinha como saber… Agora quem me pareceu estar pouco informado sobre a importância do veganismo foi o apresentador Tiago Leifert. Querido, veganismo n é@apenas sobre ter peninha das galinhas. N é uma luta menor…muito pelo contrário. O veganismo parte da consciência de que o consumo de produtos e alimentos de origem animal é cruel e desnecessário, prejudicando não só a saúde, mas também o meio ambiente, os animais e a própria sociedade. Os principais motivos para uma pessoa se tornar vegana estão relacionados a princípios éticos e sociais e à preservação da saúde e do meio ambiente. A indústria de produtos de origem animal provoca enormes impactos ao meio ambiente. Além da derrubada de grandes áreas de mata para a geração de pasto, ela é também responsável pelo derramamento de resíduos no mar, nos rios e nos lençóis freáticos. Dessa forma, essa produção polui e contamina as águas, levando a população a sofrer com diversos tipos de doenças decorrentes disso. A criação de gado e de outros ruminantes também produz um efeito devastador na atmosfera, devido à emissão de gases. Combinado ao dióxido de carbono, o metano gerado pelos animais contribui consideravelmente para o agravamento do efeito estufa. Podemos falar tb sobre a fome mundial… 51% dos grãos plantados no mundo são destinados a engordar animais para o abate. Grãos que poderiam alimentar milhões e milhões de pessoas se todos fossem veganos! Podemos falar tb sobre a água, que em pouco tempo valerá mais que petróleo! segundo a organização Water Footprint, a produção de um quilo de carne bovina exige 15 mil litros de água. Estudos sérios apontam o veganismo como uma fas soluções para a escassez q se aproxima… Não que a compaixão com as galinhas n seja import, mas já que isto n te comove, quem sabe estes outros argumentos o façam levar informações relevantes para o grande público do BBB! #govegan

A post shared by Luisa mell (@luisamell) on

No texto, Luisa explica sobre o estilo de vida vegano: “os principais motivos para uma pessoa se tornar vegana estão relacionados a princípios éticos e sociais e à preservação da saúde e do meio ambiente. A indústria de produtos de origem animal provoca enormes impactos ao meio ambiente”.

Com dados sobre o impacto ambiental, a ativista falou sobre consumo de água e de grãos, apontando o veganismo como “solução para a escassez que se aproxima”. Ao final, ela deixa um recado para o apresentador:

“Não que a compaixão com as galinhas não seja importe, mas já que isto não te comove, quem sabe estes outros argumentos o façam levar informações relevantes para o grande público do BBB! #govegan“.

A publicação recebeu apoio dos seguidores com comentários como “É uma filosofia de vida muito nobre p virar deboche no BBB . Eu achei ridículo o q fizeram” e “@tiagoleifert da uma lida, achei cruel da sua parte fazer “piada” de que as galinhas estariam em protesto em frente ao projac”.

Luisa Mell é conhecida nacionalmente pelas publicações em defesa dos animais. Recentemente, a cantora Anitta creditou à ativista as mudanças de hábitos que tem adotado, incluindo o veganismo no seu estilo de vida. 

Leia também:

BBB 19: Entenda a preocupação de Hana em manter a dieta vegana durante o reality show

Big Brother Brasil estreia hoje com a participação de dois catarinenses