Veja 11 dicas do que conhecer em Tóquio, no Japão

Templos, museus, ruas e, claro, restaurantes: confira este roteiro imperdível pela capital japonesa

Fotos: Loco Por Vino

Tóquio é uma Nova Iorque melhorada: tem gastronomia única e um povo extremamente educado. Desembarcamos do cruzeiro em Yokohama e de lá pegamos um trem para a capital do Japão, que mistura prédios ultramodernos com templos centenários.

Nos hospedamos em Shinjuku, o bairro que nunca dorme. Usamos um Self-Tour da empresa Authen Trip, em que eles mandam um itinerário com hotéis, horário dos trens, sugestões. Aí você tem a liberdade de seguir, ou não, de acordo com a sua vibe do dia.

A empresa dá suporte por WhatsApp e te tira de eventuais roubadas. Indicamos e muito! Um dos melhores tours que já fizemos.

Dificilmente pegamos tours, a não ser em países em que o idioma dificulta, condições de higiene ou deslocamento são precários. No Japão, pelo idioma, aconselhamos o tour.

Geralmente se fala nas 10 melhores coisas para se fazer em lugar específico, mas resolvemos falar de 11. No entanto, reduzir a 11 coisas imperdíveis para se fazer em Tóquio é quase uma blasfêmia, já que é simplesmente a maior cidade do mundo em termos de população (38 milhões de pessoas).

Na Itália, você visita, visita, visita e parece que sempre falta algum lugar para visitar. Em Tóquio você caminha, caminha, caminha e tem a sensação de que ainda não viu nada.

Mas, mesmo assim, tiramos o melhor do nosso passeio para falar sobre as 11 “coisas”. Confira:

1 – Robot Restaurant

O falecido chef Anthony Bourdain descreveu o show como “Greatest show on earth”. Com esta declaração, decidimos visitar o espetáculo. O ticket custa pouco mais de 100 dólares por casal e você entra neste “Carnaval Japonês”, estilo cabaret, com direito a carros alegóricos, robôs, malabaristas, muitas cores e luzes. Realmente é “o show” e será difícil você não gostar desta atração. Para informação, o restaurante custou quase 100 milhões de dólares para ser construído. Você deve fazer reserva pelo site do restaurante ou no site open table. Pode fazer a reserva com sushi incluso ou comprar pipoca lá dentro (estilo circo). As bebidas são disponíveis no bar antes do show e nos dois intervalos.

2 – Provar Kobe beef

Fizemos um post especial aqui sobre a “melhor carne do mundo”.

3 – Tokyo SkyTree

Não precisa entrar na torre, mas você vai querer tirar uma foto de perto e de qualquer outra parte da cidade em que ela aparecer no cenário. Se tiver sorte, vai pegar uma feirinha ao pés da torre, onde encontrará comida e bebida variados. Sugerimos provar os Gyoza por lá.

4 – Senso-ji Temple e Asakusa Nakamise shopping ST

No meio do povo, um verdadeiro formigueiro, no final da rua Asakuma Nakamise (onde você vai comprar seus souvenirs), surge do nada o Senso-ji Temple. Senso-ji é um templo Budista considerado o mais antigo de Tóquio (645 DC). Com mais de 30 milhões de visitantes anualmente, prepare-se para ver muita gente.

5 – Museu dos Samurais

Nós sempre nos confundimos com Samurais e Ninjas… Mas em uma visita ao museu dos Samurais, entendemos melhor sobre o assunto. Samurais são guerreiros poderosos, habilidosos, porém com uma importância política muito grande, pois eram os governadores das regiões do Japão. Já os ninjas são como gangues, habilidosos lutadores, com técnicas de ilusionismo, ótimos em espionagem e que muitas vezes eram contratados pelos Samurais. Vale a pena a visita ao museu, onde você encontra as armaduras originais dos mais famosos Samurais do Japão.

6 – Shibuya crossing

Se já não bastasse ver tanta gente, que tal ver a mais ocupada intersecção do planeta? O cruzamento chega a ter mais de 1 mil pessoas passando em apenas uma abertura de sinal. Pode se ter uma boa visão de um Starbucks, segundo piso, no Q-front building.

7 – Comer sushi no Restaurante Sushizanmai

Sushi você vai encontrar em cada esquina. Mas qual escolher? Qualquer um, você está em Tóquio! Uma rede de restaurante chamada Sushizanmai é famosa entre os locais. Fomos lá conferir e realmente é incrível! O prato que mais nos chamou a atenção foi os diferentes tipos de atum, com diferentes teores de gordura, frescos e que se derretem na boca.

8 – Comer espetinhos com sakê na rua Shinjuku-Ku Omoide Yokocho

Esta rua é muito famosa por oferecer espetinhos variados, em restaurante que cabem em torno de cinco pessoas. É o principal point de locais e turistas que querem tomar uma cerveja gelada com um “churrasquinho de gato”. Falamos em uma cervejinha, pois é só uma mesmo, como o espaço é pouco, você só pode comprar uma cerveja e depois os donos oferecem sakê, pois é mais caro. A recomendação é andar até o final da rua (galeria), para sentir o clima e depois correr para pegar o seu lugar no seu barzinho preferido.

9 – Provar Ramen no restaurante Ichiran Ramen

Ramen é um prato Japonês, que consiste em macarrão de trigo, servido em caldo de carne ou peixe, temperado com molho de soja ou miso e com ingredientes extras como fatias de porco, algas secas, cebolinha verde e ovo cozido. Ramen é outro prato que você vai encontrar em quase todos os restaurantes, porém existe um que é único, se chama Ichiran Ramen. Ao entrar no local, você encontra uma máquina, estilo de refrigerante. Ela será o seu garçom. Aí você escolhe a comida que quer, paga na máquina, retira o ticket e espera ser chamado. Quando chega a sua vez, lhe encaminham para o seu box. Um lugar reservado, onde você não fala com ninguém, nem com quem lhe serve. Existe uma janelinha onde o cozinheiro pega seu ticket, traz a comida e fecha a janela. Se você precisar chamá-lo, existe um pequeno sensor que você aperta e a janela abre. Quanto à comida, é um dos melhores Ramen que já provamos.

10 – Night tour com locais

Na mesma empresa que compramos o passeio, solicitamos um night tour com guia local, nos levando a conhecer onde os moradores de Tóquio comem e bebem. E que experiência… A noite foi regada a saquê, whisky Japonês, sushi de baleia, carne de cavalo crua, restaurantes que só servem partes de frango, etc… Im-per-dí-vel!

11 – Café da manhã e almoço

Sugerimos tomar um bom café da manhã, que aliás é muito doido! Servem sopa, peixes, mariscos, salada, chá verde, arroz e um monte de coisas exóticas. E, no almoço, ir degustando pequenas coisas pela rua, você vai encontrar alguma coisa que lhe apeteça, como um tempura de peixe, por exemplo.

Fora estas 11 dicas que escolhemos, existem inúmeras ruas em que você deve passar, como a Godzilla Road e a Kabukicho, onde você não vai saber para onde olhar. Enfim, Tóquio é com certeza um dos Top 3 lugares do planeta a serem visitados.

Leia mais colunas de Loco Por Vino