Postura, exercícios e boas práticas: veja como combater a dor nas costas

dor nas costas
Foto: Divulgação

Dados da Secretaria da Previdência do Ministério da Fazenda mostram que a dor nas costas foi a doença que mais afastou os catarinenses do trabalho em 2017. Foram 7,3 mil casos – o que corresponde a quase 6% do total de 131,4 mil auxílios-doença previdenciários concedidos no ano passado no Estado. Depois vêm as lesões nos ombros, seguidas por fratura da perna.

Além dessas informações, apresentadas em matéria do Diário Catarinense, a reportagem aponta que este é o quarto ano consecutivo que a dorsalgia (dor nas costas) lidera o ranking dos auxílios-doença em Santa Catarina. Este número é reflexo de uma sociedade que está submetida a muitas horas de trabalho em inatividade, ou seja, sentada, e a atividades repetitivas.

O fisioterapeuta João Irê Izé Junior, da Equipe Ivana Henn, aponta que a má postura durante as atividades é o que mais ocasiona lesões e tensões musculares.

– Este problema está muito associado a não somente ficar de pé ou sentado por muito tempo, mas permanecer nessas posições em má postura. Isso, a longo prazo, vai gerando a degeneração da estrutura da coluna, causando os famosos bicos de papagaio e hérnias de disco.

O estilo de vida e a falta de consciência corporal também são responsáveis por esses sintomas.
– Nossa postura está muito ligada a flexão do tronco. Utilizamos a cabeça para nos aproximar dos objetos – da tela do computador, principalmente -, e a coluna para agachar em vez das pernas. Fazemos isso pela falta de consciência corporal, que é adquirida com a pratica regular de atividade física, por exemplo.

O educador físico Peter Bruno, proprietário da academia Top One, acrescenta que a reeducação postural serve não somente para sanar as tensões na coluna, mas principalmente para fortalecer toda a estrutura corporal.

– As aulas de pilates, yoga e alongamento auxiliam muito nessa questão de correção postural. Essas atividades realizam principalmente o alongamento da cadeia posterior do tronco, que normalmente é contraída pela postura errada, promovendo a descompressão dos discos vertebrais. Dessa forma, esses exercícios são uma forma de prevenção para as dores nas costas.

Equipe Ivana Henn/Divulgação

O bancário e professor, Carlos Rogério Montenegro de Lima, 51 anos, sentiu nas costas as consequências de uma má postura, e recorreu ao pilates para realizar a correção da coluna.

– Há mais ou menos dois anos tive uma compressão das vertebras. Comecei a fazer pilates duas vezes na semana. A melhora foi tão evidente que já pude diminuir para apenas uma vez por semana – conta o aluno da Top One.

Acupuntura para a dor crônica

O médico acupunturiatra, Joel Steinman, diretor da Tao Pilates, pontua que a terapia milenar originária da China tem auxiliado cada vez mais no tratamento da dorsalgia. Ideal para quem tem dor crônica, a acupuntura é uma forte aliada na diminuição do consumo de analgésicos.

– A acupuntura é utilizada como uma alternativa para o alívio de inflamações e dores. A técnica reduz o consumo de analgésicos narcóticos, derivados da morfina – explica o especialista.

RBS TV/Divulgação

Nos EUA, o consumo exagerado de analgésicos com apiáceos para combater a dor preocupa os médicos pela explosão de casos de dependência química e overdose.

Diante disso o médico ressalta:

– Mobilidade, alongamento e fortalecimento são os caminhos para a preservação do mecanismo de defesa da coluna, que são: a curvatura, os discos – que auxiliam a absorver a carga –, e por fim, os músculos.

Tratamentos terapêuticos

Alguns tratamentos terapêuticos acabam sendo a primeira opção para quem sofre com dores nas costas. O proprietário do Studio Kamarati,  Robson Correia, aponta que a maioria dos clientes do estúdio de massagem está em busca de alívio para a dorsalgia.

– Boa parte das pessoas nos procuram em busca de alívio para as tensões nas costas. Também vêm muitos atletas que acabam sofrendo lesões específicas durante os treinos – ressalta ele.

Dentro da gama de serviços oferecidos no Kamarati, os mais indicados para dor nas costas são shiatsu, massagem terapêutica, massagem ayurvédica, massagem thai, massagem bioenergética, acupuntura, e até massagens relaxantes são recomendadas.

– O estresse é um dos principais causadores das tensões nas costas e as massagens relaxantes podem fazer efeito imediato – diz ele.

André Ávila/Agência RBS

A técnica é aplicada com movimentos suaves feitos de forma contínua A massagem promove o aumento da circulação sanguínea e a liberação do hormônio ocitocina, que combate a tensão muscular, estabiliza a pressão arterial e, principalmente, a diminuição do ansiedade.

Robson também destaca que cada caso é muito particular e que cada paciente pode ter um diagnóstico diferenciado. Em geral, as necessidades são analisadas logo na primeira consulta.

– Nossos terapeutas realizam uma avaliação e conseguem montar um tratamento personalizado para cada paciente. Muitas vezes mais de uma técnica é utilizada no atendimento visando a total recuperação do paciente – finaliza.

 

Serviço

Sócios do Clube NSC têm descontos de até 30% em academias e estúdios de pilates e bem-estar. Confira os estabelecimentos que participaram da reportagem:

• Na Top One Club Academia sócios do Clube NSC têm DESCONTO DE 30% sobre o valor dos planos mensais, e de 10% para os demais. Rua Capitão Savas, 3.026, Itaguaçu, Florianópolis – (48) 3028-1013.

• O Tao Pilates Lagoa oferece DESCONTO DE 20% na mensalidade para sócios. Rua José Henrique Veras, 386 – (48) 3228-9898.

• Sócios do Clube NSC têm DESCONTO DE 10% nos serviços da Equipe Ivana Henn. Rua Desembargador Pedro Silva, 3026, Coqueiros, Florianópolis – (48) 3206-2343.

• O Studio KamaRati é parceiro do Clube NSC e sócios têm DESCONTO DE 20% no valor total dos serviços. Rua Felipe Schmidt, 51, Sl 301, Floripa – (48) 98812-7191.

 

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