Confira dicas para deixar a sala de estar mais versátil e confortável

sala de estar - Foto Marina Boro

Foto Mariana Boro, divulgação

As famílias contemporâneas estão cada vez mais interessadas em espaços versáteis, que podem ser mais flexíveis e mudar conforme a rotina da casa. Para os arquitetos Rosane Girardi e Alcides Theiss, a antiga sala de visitas, aquela que no passado acolhia as mais vibrantes celebrações, ressurge como o ponto de encontro para parentes e amigos.

No ambiente Um Estar para Todos, a sala foi projetada numa paleta de cinzas, com sofá modular que permite várias opções. de uso. Uma mesa de apoio oval, do arquiteto Ruy Ohtake, também foi inserida no projeto, pois pode ajustar-se para as refeições e variados tipos de jogos.

Confira a entrevista com a arquiteta Rosane Theiss Girardi e as dicas de como pensar seu ambiente para se tornar mais dinâmico e versátil:

Para o ambiente ser versátil, no que diz respeito as possibilidades de configuração, quais são os cuidados básicos?
Rosane: Tudo começa pelo layout. Fazer o projeto pensando em poder mudar as peças de lugar exige um raciocínio específico e também, de modo geral, áreas um pouco mais generosas. O projeto de mobiliário sob medida deve ser pensado com este objetivo. No caso do espaço elaborado Um Estar para Todos, desenhamos uma estante com este propósito. Para isso dar certo, a estrutura de inox é rígida, estanque, porém os módulos de madeira são deslizantes e permitem que o proprietário mude a configuração da mesma ao longo do tempo.

Quais as peças-chave para garantir versatilidade, funcionalidade de acordo com a necessidade do momento/evento?
Rosane: Tudo depende do uso do espaço. Se for uma área social isso fica mais fácil pois o programa de necessidades de uma sala de estar/ jantar ou intima é bem mais flexível do que um quarto, por exemplo. Mas mesmo num quarto, é possível criar nichos que podem ser alterados de lugar ou na sua forma e/ou cor ao longo do tempo. Móveis soltos como um toucador, uma poltrona ou um cabideiro também podem ser usados com este objetivo. O sofá modular, como no nosso projeto, pode ser usado fragmentado permitindo uma paginação diferente.

Sala de estar – Foto Marina Boro, divulgação

Cinco dicas para uma sala de estar mais versátil

  • Deixar espaço para móveis soltos, ou seja, não engessar o projeto com muitos móveis sob medida.
  • Pensar estantes com espaço para mudar as prateleiras ou módulos,
  • Comprar móveis soltos com a possibilidade de trocá-los de lugar garantindo a função
  • Fazer o layout e escolher móveis soltos pensando que estes podem ser usados se a sala receber uma nova configuração.
  • Pensar em materiais que possam receber outra cor ao longo do tempo, além de alterar a forma e a disposição deles no espaço.
Foto Marina Boro, divulgação