Veja o passo a passo de como fazer glitter biodegradável

A engenheira química Haira Hackbarth, de Joinville, ensina o passo a passo de como fazer seu próprio glitter biodegradável. Confira:

Glitter Biodegradável. Foto: Divulgação

Eles parecem inofensivos, e no Carnaval estão por todos os lados, em todos os cantos do corpo e das ruas, mas o que muita gente não sabe é que o glitter é altamente poluente. Os microplásticos – resíduos plásticos com menos de cinco milímetros de comprimento – podem estar presentes até mesmo em nosso organismo, além de poluírem mares e rios, já que não são biodegradáveis. Mas a boa notícia é que existe uma opção para quem não abre mão de brilhar no Carnaval.

A engenheira química Haira Hackbarth, de Joinville, ensina o passo a passo de como fazer seu próprio glitter biodegradável. Confira:

Ingredientes
– 1 colher de gelatina incolor de origem animal ou vegetal
– 10 a 15 colheres de sopa de água
– Corante alimentício da cor desejada
– 1 colher de chá de pó de mica

Passo 1

Misturar com espátula de silicone a gelatina incolor – pode ser de origem animal ou vegetal, utilizo a de origem vegetal porque atende o público vegano – com a água em temperatura ambiente até homogeneizar os dois ingredientes.

Passo 2

Acrescentar o corante alimentício da cor desejada – uma pitadinha já consegue atingir a cor rosa e azul, por exemplo. O ingrediente que dará o brilho é o pó de mica, mineral que é utilizado na produção de cosméticos naturais.

Passo 3

Leve a mistura em fogo baixo até ficar com aspecto de brigadeiro soltando da panela.

Passo 4

Em um folha de silicone ou até folha de encadernação – precisa ser maleável – despejar a mistura com uma espátula de silicone, de forma que fique um película bem fina. Quanto mais fina melhor e mais rápido o processo de secagem.

Passo 5

A película deve ficar secando por aproximadamente oito horas. Depois de seca ela deve ser triturada no liquidificador.

Leia também:

Carnaval sustentável: confira dicas de como curtir as festas de forma consciente