Veja por que visitar Berlim, capital da Alemanha, ainda este ano

Foto divulgação

A Alemanha está bastante presente na colonização de Santa Catarina. Os costumes e as tradições daquele país influenciaram nossa gastronomia, música, arquitetura.

Mas 2019 é ano para celebrar três grandes feitos. Confira:

 

30 anos da queda do muro de Berlim 

De 4 a 10 de novembro, a capital alemã celebra o jubileu de 30 anos da Revolução Pacífica e da queda do muro de Berlim com um grande festival. Nesse período, a cidade se transformará em um centro de exposições e de eventos ao ar livre sem precedentes. O percurso da revolução de Berlim é narrado ao longo de sete pontos da cidade, que representam acontecimentos históricos importantes dos anos de 1989 e 1990. Na noite de 9 de novembro, Berlim se torna palco do maior show do mundo, unindo toda a cidade em um único festival.

 

100 anos da Bauhaus

Uma das escolas de arquitetura, arte, fotografia, teatro e design mais influentes de todo o século XX celebra em 2019 o seu 100º aniversário: a Bauhaus. Por toda a Alemanha, inúmeros eventos convidam o público para esse grande jubileu. A inauguração oficial do ano de jubileu aconteceu em janeiro em Berlim, que é frequentemente considerada o berço da Bauhaus. Ao longo de todo o ano, a celebração mostrará as mais diferentes facetas dessa escola e de seu legado. A exposição “Bauhaus Imaginista”, já apresentada anteriormente em São Paulo, evidencia a influência da Bauhaus sobre correntes modernistas do mundo inteiro. Por sua vez, na “Bauhauswoche Berlin”, organizada de 31 de agosto a 8 de setembro, o visitante poderá vivenciar a aplicação de ideias da Bauhaus em espaços públicos.

 

Novo centro cultural

Do calendário de eventos desse ano em Berlim, destacam-se o 250º aniversário do mundialmente famoso geógrafo Alexander von Humboldt e a inauguração do prédio que leva o seu nome, o Humboldtforum, no dia 14 de setembro. Com ele, o centro histórico de Berlim ganha um espaço único de arte, cultura, ciência e educação. O local busca sediar o diálogo entre as culturas do mundo, direcionando seu olhar sobre diferentes perspectivas de temas de relevância global, tanto históricos quanto atuais.

 

10 imagens para confirmar a beleza de Berlim 

 

O turismo de Berlim em números

No ano de 2018, Berlim registrou um novo recorde de pernoites chegando à marca de 32,9 milhões, um crescimento de 5,5%. Deste número, 15,1 milhões de pernoites foram de visitantes estrangeiros – 7,9% a mais que no ano anterior. O número de visitantes também nunca foi tão alto: 13,5 milhões de pessoas visitaram Berlim no ano passado.

Com 65 mil visitantes e 222.150 pernoites, o Brasil é, para Berlim, o mercado mais importante da América do Sul. Depois de um crescimento significativo nos últimos anos, o ano de 2018 teve uma queda no número de visitantes e de pernoites de turistas brasileiros: o número de visitantes diminuiu 7,5%; o de pernoites, 4,2%.

Berlim conta com excelentes conexões aéreas com o Brasil por meio de várias companhias, entre elas a Lufthansa, a Swiss, a TAP e a LATAM. Saindo de São Paulo ou do Rio de Janeiro, o turista brasileiro chega a ambas as cidades facilmente, com apenas uma conexão.

 

Leia mais:
10 destinos de turismo religioso para conhecer no Brasil
Viajar é o investimento preferido dos brasileiros: confira sete hábitos dos viajantes
Férias legais: passageiros têm direito a indenização em caso de problemas na viagem
Pai e filho catarinenses juntam paixão por viagem e música e são DJs dentro de Kombi