Florianópolis recebe a 1ª Feira Criativa de mulheres empreendedoras

O evento será no dia 29 de setembro e parte do lucro será revertido para a Casa Lar Luz do Caminho

Imagine um evento que reúne produtos artesanais, cheios de histórias, inovadores, sustentáveis e que valorize a veia empreendedora de mulheres que colocam suas habilidades em favor dos seus negócios. Essa é a tônica da 1ª Feira Criativa — edição Primavera, que vai acontecer no dia 29 de setembro, na Seove — Sul da Ilha. A entrada é gratuita.

— Sempre tem um propósito por trás de cada produto, uma história, e isso agrega valor
— diz Fernanda Araújo, da Conexão Pandora, uma das organizadoras do evento.

Serão 30 estandes com produtos para casa, moda infantil e feminina, moda praia, acessórios, gastronomia — com opção vegana, brinquedos em madeira e produtos naturais como óleos essenciais e cosméticos, além de serviços como os oferecidos pela Conexão Pandora — coworking familiar, clube de mães e incubadora de negócios maternos e pela InstaDelas3 — estratégia de marketing no Instagram para mulheres de negócios.

A onda slow aparece na K´ju Tons e Tramas Naturais – roupas slow fashion e em Faz uma coisa para mim – peças em pano, proposta que traz entre as possibilidades produzir bonecos de panos inspirados em fotografia de família.

Destaque também para a Pacan Desenvolvimento Infantis – brinquedos infantis em madeira, que desenvolve peças inspiradas na pedagogia Pikler. Outra trabalho em madeira é o da Engel River Table, que vai levar mesas feitas a partir de aproveitamento de madeira e resina.

Simplicidade e inovação na Gastronomia

A gastronomia estará representada na feira. A Mimo Bolos, por exemplo, vai levar a possibilidade de voltar no tempo e reviver a história do aniversário ou casamento por meio de fatias de bolo recheadas de lembrança.

— Não precisa esperar o próximo aniversário, pode comer uma fatia daquele bolo que adorou e reviver todas aquelas emoções boas associadas àqueles sabores — explica Ana Claudia Felisberto, proprietária da Mimo e uma das organizadoras da feira.

Atrações confirmadas

Quem for até a feira, além de conhecer a produção local de mulheres empreendedoras vai poder curtir a música do Quintal do Samba Acústico com Daniela Gué, Vinícius Fiamoncini e Gabito Pereira.

Para as crianças, o musicoterapeuta e multi instrumentista Raoni Nocchi traz o show “Somos todos Brincantes”, um espetáculo musical infantil interativo no qual Raonito convida as crianças de todas as idades a tocar, dançar, cantar e se divertir, fazendo da música um momento de alegria e conexão.

Way Finders Babysitting vai cuidar da recreação para as crianças durante todo o evento.

Acolhimento às mães empreendedoras

A organização do evento, composta por quatro mulheres, mães, pensou no acolhimento às mães empreendedoras. Não ter com quem deixar o filho não será empecilho para as expositoras. Uma cuidadora estará de olho nos pequenos, que vão se divertir enquanto as mães trabalham.

Impulso empreendedor

Como por trás de cada produto da feira tem uma história, nos bastidores do evento não poderia ser diferente. A idealizadora é a Thaís Mehl Ribas Engel, oceanógrafa que sempre trabalhou offshore e viu sua vida mudar com a maternidade. O seu negócio — a Engel River Table é um dos incubados na Conexão Pandora e foi lá que percebeu a demanda de um espaço para mulheres empreendedoras apresentarem seus produtos e, assim, expandirem suas redes e conexões. Conclusão: uma feira bem organizada seria ótimo para isso.

— Essas mulheres são incríveis, cada uma com sua história, suas habilidades e suas dificuldades. Mas que juntas formam uma rede de apoio inacreditável. Viver em Floripa longe da família te faz perceber muito mais isso. A rede de apoio na vida pessoal se expande aos vizinhos, aos amigos, aos ‘outros’. E no empreendedorismo feminino essa rede se expande naturalmente, essas mulheres têm força vital, mas às vezes precisam de um empurrãozinho. Sou do tipo que acredita que se deve tentar sempre e diante de uma experiência positiva ou negativa aprimorar — afirma Thais.

Serviço

1ª Feira Criativa – Edição Primavera
Quando: 29/9, 13h às 18h
Quanto: entrada (gratuita)
Onde: Seove – Av. Pequeno Príncipe, 721 – Campeche Central, Florianópolis

Leia mais:

Uma incubadora para ajudar mães a empreender

Youtuber especialista em maquiagem, Alice Salazar fala sobre empreendedorismo e dá dicas de make

Sustentabilidade, empreendedorismo e inovação: mais um dia de muito conteúdo no ONDM