Verão com elegância: saiba como usar alfaiataria na moda masculina mesmo na época mais quente do ano

Para você abraçar uma aparência mais inteligente e contemporânea, preparei esse editorial com algumas sugestões

Modelo Daniel Grah (Fotos: Mariana Florencio/Divulgação)

Estamos no auge do verão e vamos ser bem sinceros: é muito mais difícil construir looks elegantes e sofisticados usando peças de alfaiataria. Felizmente, hoje, a moda masculina vem cada vez mais conversando e misturando o formal e o casual na mesma combinação, o que deixa tudo mais interessante e menos cansativo. Para você abraçar uma aparência mais inteligente e contemporânea, preparei esse editorial com algumas sugestões que vão mostrar que usar alfaiataria no verão não é impossível.

TECIDOS

Camisa Dudalina, calça, blazer e mocassim Aramis (Shopping Neumarkt), anéis Quo Joias

O primeiro passo é verificar a composição dos tecidos nas etiquetas. Escolha os respiráveis, como 100% algodão, linho, sarja, tricoline, seda, tencel, viscolycra, brim e lã fria (que algumas marcas premiuns costumam trazer para essa época do ano). Fuja dos tecidos sintéticos, como o poliéster, poliamida e o acrílico, que impendem a transpiração.

TONS PASTÉIS

Costume JCanedo (Shopping Neumarkt), camiseta Base (Norte Shopping), tênis Aramis (Shopping Neumarkt), relógio Siracusa (Shopping Neumakt) e acessórios Quo Joias

Aproveite a alta temperatura para variar as cores do seu costume (que é a junção da calça social com o blazer). Introduza no guarda-roupa tonalidades pastéis, como o azul e o rosado. Além de extremamente chiques, são cores em alta e bem fáceis de serem combinadas.

TROCA-TROCA

Uma maneira casual e inteligente é deixar de lado a camisa social + costume. No lugar, aposte em uma camiseta em cor neutra, como o branco ou preto. Nos pés? Use um tênis, mas precisa ser aqueles menos esportivos e pesados. Aqui entram os famosos sapatênis, preferencialmente na cor branca, para criar um visual mais elegante.

FÉRIAS À BEIRA-MAR

Camisa Colcci (Shopping Neumarkt), bermuda Base (Norte Shopping) e acessórios Quo Joias

O colorido pode (e deve) fazer parte do verão. Tanto os homens mais discretos como aqueles ousados podem optar pelas estampas botânicas e florais, que trazem um clima despojado para a estação. As camisas de manga curta são a pedida de vez, que podem ser usadas tanto com uma bermuda ou calça, ou ainda em cima de uma camiseta em tonalidade neutra.

CALÇADOS DE VERÃO

Camiseta Base (Norte Shopping), calça JCanedo (Shopping Neumarkt), mule Sapatos E.Marchi, acessórios Quo Joias e relógio Siracusa (Shopping Neumarkt)

• Os sapatos loafers são verdadeiras febres na Europa e nos Estados Unidos. Aqui no Brasil, são mais populares entre pessoas com mais idade. Está na hora de nós, jovens, olharmos esse calçado como um clássico que não deve sair dos pés, já que são muito versáteis, práticos e confortáveis.

• O mocassim ficou muito associado aos caras de seus 50, 60 anos, mas a peça se rejuvenesceu e ganhou ares ainda mais interessante graças aos italianos que voltaram a apostar nesse calçado superprático. Esse sapato tem características bem marcantes. É confortável, já que é produzido com material maleável e flexível. Esse é com certeza o calçado que você está procurando para passar uma impressão ousada e casual.

• Já o sapato Oxford se popularizou por volta de 1825 na universidade que deu nome ao modelo. Ele caiu nas graças dos estudantes por apresentar um incrível conforto nos pés, diferente das botas que eram usadas naquela época. De lá para os dias atuais, o Oxford ganhou novos materiais e cores, mas mantendo sempre sua autenticidade.

PEÇAS-CHAVE DA ESTAÇÃO

Camisa Base (Norte Shopping)

• CALÇA CHINO: como a temperatura está alta, queremos nos livrar ao máximo de passar calor. Uma alternativa leve é a calça chino, que se encaixa perfeitamente nos próximos meses, já que é produzida em 100% algodão – o que auxilia na transpiração do corpo. Opte pelos modelos slim, que são mais clássicas e deixam um visual mais limpo.

• CAMISA OXFORD AZUL: a camisa Oxford azul é extremamente versátil, seja em looks mais clássicos ou até
casuais, usada sobre uma camiseta em cor neutra e com os botões meio abertos.

PARTICIPARAM DESTE EDITORIAL
• Concepção e produção executiva: Lucca Koch
• Modelo:
Daniel Grah
• Fotos: Mariana Florencio
• Beleza: Juliana Florêncio
• Produção de moda: Vania Minatti
• Edição de foto: Estúdio Blazé (www.estudioblaze.com.br)
• Locação: Mostra Sul 2018 Blumenau, com espaços assinados pelos arquitetos, Andrea Balenkian, Edilson Beroldi, Marcelo Gouveia, Cristiane Rutzen
e Vanessa
Petters Bilau
• Agradecimentos: Neumarkt Shopping e Norte Shopping

Leia também:

Veja exemplos de moda sem gênero produzidos em Santa Catarina

Leia mais colunas de Lucca Koch