Como curtir o verão mais relaxado

Nada de receitas mirabolantes: goma de mascar é o segredo para uma temporada tranquila

Foto: Cristiano Estrela

Mesmo que você já não tenha mais provas para estudar, se não ficou de recuperação, chegou a hora de organizar as festas de fim de ano, os encontros com a família toda, além da pressão para manter a forma diante de tantas comidas deliciosas e comemorações com a galera. Chega essa época do ano e parece que tudo vai desmoronar, não dá tempo para respirar.

Uma pesquisa realizada pela Isma-BR (Internacional Stress Management Association – Brasil) afirma que o nível de estresse aumenta, em média, em 75% dos brasileiros. Enquanto são encontradas receitas mirabolantes na internet para aliviar a tensão pré-festas, saiba que o segredo para pode estar em um hábito simples, como mascar um Trident.

O estudo publicado no Journal of Research Prosthodontic comprova os benefícios da goma de mascar para diminuir o estresse pontual. As pessoas que mascaram chiclete enquanto realizavam um teste de capacidade de resposta à multitarefa, tinham menos ansiedade e níveis mais baixos de cortisol — o hormônio do estresse — presentes em sua saliva, do que aquelas que não mascaram chiclete.

Foto Divulgação

Sensação calmante

Mastigar chiclete também pode remontar à uma resposta oral calmante e primitiva, que nos lembra a infância, segundo a psicóloga clínica Alicia Clark, para o Yahoo Lifestyle.

— Muitos hábitos calmantes (que podem tornar-se viciantes) contêm algum elemento de gratificação oral, tais como fumar, comer de maneira compulsiva, roer as unhas, ou até mesmo morder a tampa de uma caneta. Mastigar chiclete é apenas uma maneira ‘mais saudável’ de conseguir essa mesma sensação calmante.

A sensação de mastigar um Trident refrescante, macio e saboroso, já é eficiente para ficar na boa enquanto espera esse turbilhão de atividades passar. E, se não bastasse ter esse resultado relaxante, toda a linha é sem açúcar, ou seja, sequer precisa sair da dieta para curtir o efeito.

Leia mais: