Conheça destinos perfeitos para viajar no inverno

Em Urubici, prepare-se para muitas atrações do inverno mais gelado do Brasil. Veja também dicas no RS, Chile e Argentina

Pedra Furada, cartão postal de Urubici. Foto: Prefeitura Municipal de Urubici/Divulgação

Até setembro, o Hemisfério Sul está no período de inverno. A estação fria é conhecida por trazer momentos ideais para aproveitar as delícias gastronômicas, degustar vinhos, e também viajar. De olho em quem gosta de aproveitar as baixas temperaturas para passear em Santa Catarina e outros lugares, Clarice Bressiani, diretora de uma agência de turismo de Chapecó, dá dicas que podem ser o destino de férias em família ou até um final de semana romântico a dois. Confira:

Argentina

Complexo Teleférico Monte Otto, em Bariloche. Foto: Bariloche Turismo/Divulgação

O país vizinho tornou-se uma ótima opção de férias para os brasileiros. Buenos Aires, a capital, é reconhecida como a cidade mais europeia da América do Sul, com seu charme arquitetônico em bairros como Recoleta, San Telmo e La Boca. Excelentes restaurantes, bares e pubs mostram que as opções de diversão na noite vão muito além dos tradicionais shows de tango.

Para quem quer um pouco mais de frio, a opção é a cidade de San Carlos de Bariloche, ou simplesmente Bariloche, o destino de neve mais conhecido da Argentina. Durante a alta temporada, é muito comum os brasileiros visitarem a cidade em busca de neve e aventura. Entre os meses de maio e agosto, as temperaturas podem variar entre 10ºC e -10ºC.

Chile

Santiago do Chile é uma cidade linda e com inúmeras oportunidades para aproveitar o frio do inverno. Apesar das temperaturas baixas do país, a temperatura média por lá é de 14ºC e a cidade conta com muitas atrações fechadas e ao ar livre entre os meses de junho e setembro. As estações de esqui da região são uma atração imperdível para quem gosta do esporte. Valle Nevado é um lugar ideal para esquiar e praticar snowboard, heli-ski ou ainda atividades fora da pista de gelo. Portillo está localizado a 164 km de Santiago, aproximadamente duas horas de viagem. O caminho é bonito e seguro. Durante os últimos 50 anos, Portillo ganhou a fama de ser um lugar incomparável para esquiadores e snowbordistas. A experiência ocorre em pistas onde praticamente não há fila nos teleféricos. Além do mais, Portillo inaugurou nesta temporada uma nova pista de nível intermediário, com 310 metros, que foi batizada de El Gaucho.

Pertinho de nós

Vinícola Miolo. Foto: Secretaria de Turismo de Bento Gonçalves/Divulgação

Bento Gonçalves, na Serra Gaúcha, é uma ótima opção para fugir em um final de semana. A rede hoteleira da cidade é ampla e confortável, com opções para todos os gostos e bolsos. É possível hospedado no Vale dos Vinhedos e já fazer o seu roteiro de visitas às inúmeras vinícolas e se deliciar nas cantinas e restaurantes típicos da região. Alguns são mais concorridos e o ideal é reservar para garantir seu jantar. Bem perto de Bento, tem o município de Pinto Bandeira com suas pequenas vinícolas do interior que oferecem uma experiência inesquecível e que certamente você só viverá ali. Vale muito a pena reservar um dia para explorar e se surpreender!

Em Urubici, prepare-se para muitas atrações do inverno mais gelado do Brasil. O frio deu fama ao destino, que entre junho e agosto recebe muitos turistas na expectativa de ver a neve cair. O topo do Morro da Igreja, uma das principais atrações turísticas, fica a 1822 metros de altitude. De lá é possível avistar a Pedra Furada, cartão-postal local! A área pertence ao Parque Nacional de São Joaquim, unidade de conservação que também ajuda a preservar outra estrela local, a Cascata Véu de Noiva.Há ainda a Cascata do Avencal, com uma queda d’água de 100 metros de altura que forma o Rio do Funil. O parque oferece, além da apreciação da cascata, área de estacionamento, pousada rural, pomares, lagos, área de mata nativa e, para os mais radicais, uma tirolesa sobre o precipício, que proporciona uma vista única.

Rancho Queimado fica pertinho do litoral e tem ares de Serra. Foto: Marco Favero

Se o destino for Lages, vale conferir o 3° Serra Catarina Festival de Inverno, que ocorre na cidade até 31 de agosto com uma série de atrações aos turistas. Na Grande Florianópolis, as cidades de Águas Mornas e Rancho Queimado trazem um pouco do clima romântico e aconchegante da Serra, só que pertinho do Litoral. Vale conferir hotéis de águas termais e hotéis fazenda que oferecem experiências para famílias e casais.

Leia mais:

Conheça a impressionante ponte “sustentada” por duas mãos gigantes no Vietnã

Especialista fala sobre os cuidados com os pequenos na hora de viajar

Brasileiros precisarão de autorização para entrar nos países da União Europeia