Exagerou na Páscoa? Dicas para retomar a vida saudável após o feriado

Foto: Divulgação

Voltar ao foco não é fácil na segunda-feira pós Páscoa. Acabamos exagerando no feriado e a vontade de continuar comendo coisas gostosas se mantém no dia seguinte. Os hábitos de beber água, diminuir os industrializados e maneirar nos alimentos refinados você já sabe que deve aderir, mas com essas dicas das nutricionistas Vanessa Leite e Isadora Flores vai ficar muito mais fácil manter o foco.

Dicas da Vanessa

Esconda os chocolates que tem em casa

Não deixar o chocolate em livre acesso ajuda a evitar a tentação. Quando o doce está por perto, a vontade é ainda maior de comê-lo, por isso mantenha guardado em locais de difícil acesso, pelo menos nestes primeiros dias. Outra dica é congelar o chocolate que sobrou da Páscoa, assim você vai descongelando aos poucos e não come todo o doce de uma vez.

Dê preferência a alimentos termogênicos

Na semana pós Páscoa uma boa dica são os alimentos termogênicos. A erva-mate é ótima para inibir a absorção de colesterol e de gordura, então abuse do chimarrão nos próximos dias. O terere também é bom pelo menos motivo.

Tire o carboidrato da janta ou ceia

É interessante tirar o carboidrato da janta e da ceia quando quer voltar a rotina de alimentação saudável pós exageros. Não é cortar todo o carboidrato e sim reduzir, já que na opinião da Vanessa não faz o corte total.

Imagens: Pexels

Dicas da Isadora

Faça um jejum curto

Jantar mais cedo, ir dormir e esperar para fazer a primeira refeição do dia promove um jejum natural e saudável ao corpo. Dependendo da pessoa, é sugerido um jejum de 12 a 16 horas. Na ausência de alimentos o processo de destoxificação natural do organismo é otimizado. Isadora alerta: caso você tenha algum problema de saúde específico só faça jejum com acompanhamento.

Elimine industrializados 

Pode ser uma boa ideia passar os primeiros dias desta semana comendo apenas comidas “de verdade”. Dê prioridade para legumes, verduras, frutas, raízes e grãos. Faça esse desafio para você mesma e elimine da sua alimentação por alguns dias tudo que for de caixa ou pacote.

Transpire com atividade física ou em uma sauna

Não é porque a alimentação está saudável e reeducada pós feriado que o exercício físico deve ficar de lado. Transpire através das atividades físicas ou em uma sauna, já que transpirar é uma maneira rápida de eliminar toxinas.

Beba (ainda mais) água

O clichê é clássico, mas não existe nada melhor para eliminar as toxinas do que tomar muita água. O indicado é em média de 2 a 3 litros por dia.

Inclua o chá na sua rotina

Algumas ervas por possuírem propriedades diuréticas auxiliam muito no processo de desintoxicação e podem ser preparadas na forma de infusão (chás), são elas: dente de leão, alcachofra, cardo mariano e chá verde.

Leia mais:

Nutricionista entrega segredos da dieta de Marina Ruy Barbosa

Tendência: jantar compartilhado faz bem para o corpo e para a alma

Elcio Alvim, chef de um bistrô vegetariano, fala sobre o sucesso de seus pratos supercriativos como a jacalhoada e moqueca de pera