Saiba porque é importante beber água antes do café da manhã

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Água com limão – Foto Joanna Kosinska on Unsplash

Mesmo quando dormimos perdemos água. E a desidratação causa uma série de problemas, por isso, é ideal beber água antes mesmo de tomar café da manhã. A nutricionista Ana Paula Bedin, de Florianópolis, explica que beber água de manhã repõe a perda noturna no nosso organismo, melhora a sensação de cansaço e o desempenho cerebral.

Segundo ela, após beber água, é recomendável que o café da manhã tenha como base a proteína, pois ela mantém a sensação de saciedade por mais tempo, além disso, reduz o consumo de carboidratos, como pães, por exemplo. Neste caso, as melhores opções são iogurte, kefir, queijos e ovos, por exemplo.

— Para essa hidratação, o consumo de água pura, entre 300 e 500ml já seria o suficiente. Mas você pode otimizar essa hidratação, através da utilização de superfoods junto a essa água — explica Ana.

Não é necessário beber essa combinação todos os dias. Porém, é importante ter frequência no consumo para que se sintam os benefícios. Outra observação importante é esperar de 15 a 20 minutos para comer.

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Confira algumas opções de superfoods:

– Limão, antioxidante, rico em vitamina C. Sua acidez ajuda a equilibrar o ph do organismo e estimula o funcionamento do fígado, intestino e rins. Você pode substituir o limão por outra fonte de acidez, como maracujá, vinagre de maçã ou água de kefir

– Sal integral (não refinado): rosa ou marinho. Além de todos os minerais presentes nesses sais, o sódio aumenta positivamente a pressão, exigindo menos cortisol e tirando a sobrecarga das glândulas adrenais. Usar em torno de uma colher de chá rasa

– Açafrão da terra associado com pimenta caiena, um dos mais potentes anti-inflamatórios conhecidos. Tem ação contra obesidade, Alzheimer, resistência a insulina, diabetes, dentre outros

– Gengibre, altamente antioxidante, anti-inflamatório e termogênico

– Microalgas como chlorella e spirulina, são detoxificantes, com alta densidade nutritiva por causa das concentrações de vitaminas e minerais