VÍDEO: Amigos guia-intérpretes narram gol do Brasil para surdocego

Vídeo viralizou nas redes sociais

amigos surdocego
Foto: Reprodução/Facebook

Um grupo de três guia-interpretes se mobilizou, nesta sexta-feira (22), para narrar os gols do Brasil para o surdocego Carlos Junior, 31 anos, de Osasco (SP). O vídeo que mostra a interpretação exatamente quando Neymar amplia o placar contra a Costa Rica fez sucesso no Facebook e soma mais nove mil compartilhamentos; assista:

Em entrevista a GaúchaZH, um dos guias — Renato Rodrigues, 37 anos — conta que Carlinhos é são paulino fanático e queria ajuda dos colegas para poder sentir a emoção dos jogos da Copa.

— Não queríamos que alguém contasse para ele algo como “o placar foi tanto”, e sim que ele sentisse a emoção do jogo como todos nós. Milhões de brasileiros estavam angustiados e queríamos que ele vivesse isso como nós.

Rodrigues, que trabalha como profissional de linguagem de sinais há mais de 10 anos, conta que Carlos nasceu surdo e, acometido com a Síndrome de Usher, acabou perdendo a visão periférica. Anos depois, perdeu o campo da visão e passou a utilizar a interpretação dos guias para poder entender.

Como funciona

Como são amigos há mais de 10 anos, Renato fez questão de que o jovem sentisse cada detalhe da partida. Nas costas, um dos colegas usava os dedos para mostrar a movimentação dos jogadores pelo campo, assim como marcações de impedimento e até sentimentos:

— Quando o Neymar chorou, por exemplo, fizemos com que ele sentisse a tristeza dele. Explicamos pelos sinais e contextualizamos, contando que o jogador se sente pressionado e viveu um grande momento na Copa.

A pessoa da frente, no caso Renato, fazia as descrições do jogo como um todo. A união do trabalho dele com os também guias-interpretes Helio Fonseca, 38, Beatriz Canuto, 28, e Vinicius Alves, 22, rendeu um momento inesquecível para Carlinhos:

— Ele já falou que quer mais na quarta-feira (risos).

Leia também: 

Torcedor de Florianópolis tatua a taça da Copa do Mundo durante jogo do Brasil

Torcedores de todas as idades se reúnem em Floripa para vibrar pela Seleção Brasileira