“Vídeo Show” é exibido pela última vez após 35 anos no ar

Em sua edição derradeira, programa focou em dar continuidade ao formato que vinha sendo produzido

Joaquim Lopes e Sophia Abrahão no último "Vídeo Show". Foto: TV Globo / Reprodução

Foi como se fosse apenas mais um dia normal de programa: após 35 anos no ar, o Vídeo Show chegou ao fim nesta sexta-feira (11) de maneira discreta. Não houve uma celebração entusiasmada da trajetória de mais de três décadas de atração, apenas recordações pontuais.

Durante o programa, os quadros cotidianos do programa marcaram presença: Regiane Alves brincou de “Eu nunca” com Matheus Mazzafera; Mônica Salgado visitou a casa de André Marques, que falou sobre seus cachorros; houve reencontro da atriz Klara Castanho com Mario José Paz, 10 anos depois de contracenarem juntos na novela Viver a Vida;e Caetano Veloso marcou presença com seus filhos no quadro É de Família entre outras atrações. Por cerca de cinco minutos, Felipe Titto recebeu o ator David Júnior no Tá na Mesa, Pessoal para ensinar a fazer um lombo com chimichurri.

Entre as homenagens pontuais à trajetória do Vídeo Show, foram exibidas fotos postadas nas redes sociais por ex-apresentadores do programa – como Otaviano Costa, Zeca Camargo, Cissa Guimarães –, além de mensagens de telespectadores. No final, foi apresentado um clipe com Trem-Bala, de Ana Vilela, com imagens de arquivo da atração. Ao se despedir, a apresentadora Sophia Abrahão se emocionou.

Fãs queriam mais

Alguns fãs não gostaram do tom do último Vídeo Show e criticaram a despedida do programa. Telespectadores sentiram a falta de uma celebração mais contundente da história da atração.

Acabou. E agora?

Com o fim do Vídeo Show, a Sessão da Tarde irá ao ar mais cedo, a partir das 14h.  De 14 a 18 de janeiro, depois da Sessão da Tarde, o Vale A Pena Ver de Novo exibe as emoções finais de Belíssima em dobradinha com os primeiros capítulos de Cordel Encantado.

No dia 21 de janeiro, as tardes da emissora terão o especial Álbum da Grande Família, que fará um resgate dos melhores momentos das 14 temporadas do seriado, logo após a Sessão da Tarde. Os fãs da Família Silva poderão matar as saudades das histórias de personagens como Dona Nenê (Marieta Severo), Lineu (Marco Nanini), Tuco (Lúcio Mauro Filho), Bebel (Guta Stresser) e Agostinho (Pedro Cardoso).

Em seus últimos dias, o programa Vídeo Show era apresentado por Sophia Abrahão e Joaquim Lopes, em equipe que envolve diferentes frentes. Além dos apresentadores, a equipe era formada pelos repórteres Felipe Tito, Marcela Monteiro, Mônica Salgado e Matheus Mazzafera; os humoristas Maurício Meirelles e Carioca; e, esporadicamente, o ator Miguel Falabella na apresentação.

Em 2018, o Vídeo Show passou por uma série de mudanças. Além de Mariano Boni ter assumido a direção dos programas de variedades da emissora em novembro, outras alterações na equipe marcaram o ano, como a saída de Otaviano Costa da apresentação e a inclusão de ex-BBBs na equipe de reportagem – como Ana Clara (BBB 18), Fernanda Keulla (BBB 13) e Vivian Amorim (BBB 17).

Vídeo Show estreou na Rede Globo no dia 20 de março de 1983 e trouxe trechos de shows e filmes exibidos pela emissora. A primeira reportagem de bastidores – estilo que ficou marcado como a característica do programa – foi sobre a novela A Gata Comeu (1985).

Leia também: 

Fim do “Vídeo Show”: relembre quem comandou o programa