“Vinhos do Velho e do Novo mundo” é o tema do Wine Day, na Grande Florianópolis

Foto:: Ibravin/Divulgação

Evento promove degustação de vinhos de origens diferentes e bate-papo com especialistas e sommeliers no Continente Shopping

Uma noite para experimentar vinhos de várias partes do mundo. É essa a proposta do Wine Day, evento fruto da parceria da Decanter com o Continente Shopping. A primeira edição vai trazer 60 rótulos de vinhos do portfólio da Decanter, todos selecionados pela sommelier Regina Essenburg, gerente da enoteca que assina o evento.

Com a proposta de estimular a cultura do vinho em Santa Catarina, o evento vai expor as diferenças entre os rótulos do novo e do velho mundo, suas diversas formas de produção e tradições de vinificação. Conhecer as características intrínsecas da elaboração da bebida e entender de que forma cada localidade encara esse processo é essencial para compreender também preferências individuais.

Vinhos do velho e do novo mundo

Há quem prefira a artesanalidade dos vinhos do velho mundo, que se destacam pela tradição na vitivinicultura e qualidade determinada. Por levarem a vinificação como arte, em geral com menor intervenção da tecnologia, o teor alcoólico e a presença da madeira são muito equilibrados de acordo com cada estilo e região.

O terroir, ou seja, o conjunto de fatores como o clima e o solo onde as uvas são cultivadas, é outro fator de diferenciação dos vinhos e algo que estimula a preferência de um rótulo em detrimento de outro.

– O grande vinho do velho mundo é fruto do mérito do próprio produtor e da região em que produz – comenta e sommelier Regina Essenburg.

Também não faltam admiradores dos vinhos do novo mundo – e tampouco motivos para apreciá-los. Países como Estados Unidos, África do Sul, Nova Zelândia, Austrália e os da América do Sul têm história de vinho mais recente.

– O novo mundo prima pela inovação, explora muito a tecnologia em todas as fases do cultivo e elaboração. Como resultado temos vinhos exuberantes, em geral com maior teor alcoólico e madeira mais marcante – explica Regina.

Além da degustação de vinhos, o evento promete ser um momento para expandir os conhecimentos sobre a bebida. Um bate-papo com o especialista em vinhos Renato Rita, música e gastronomia também fazem parte da programação desta que promete ser a primeira de muitas noites de troca de experiências para quem gosta de apreciar um bom vinho.

PROGRAME-SE

O quê: Wine Day: vinhos do Velho Mundo e do Novo Mundo

Quando: 17/08, sexta-feira, das 18 às 21h

Onde: BR-101, Km 211 – São José

Quanto: R$30 (com direito a uma taça italiana Italesse). Ingressos no restaurante Pueblito, no Continente Shopping, e na Enoteca Decanter (Rua Herman Blumenau, 207, Florianópolis)

Promoção: CBN

Apoio: Pueblito e Móveis do Bem

Realização: Continente Shopping e Decanter Florianópolis