Vista cansada, braço curto… o nome disso é presbiopia!

como cuidar dos óculos
Foto divulgação

Você passou dos 40 anos de idade e começa a ter uma certa dificuldade para ler o jornal, o cardápio do restaurante ou os e-mails no celular? O braço começa a ficar curto e você começa a aumentar a distância entre o livro e os olhos? Não se preocupe, isso é perfeitamente normal. O nome disso é presbiopia.

A presbiopia nos afeta à medida que envelhecemos. Não se trata de uma insuficiência visual, e sim de um endurecimento do cristalino do olho ao longo do tempo que compromete a capacidade de focar objetos de perto. Como qualquer máquina que trabalha intensamente, nossos olhos também se desgastam com o tempo e suas estruturas sofrem alterações que impedem seu perfeito funcionamento. Não se trata de uma doença, é uma evolução natural da visão que ninguém vai escapar.

6 dicas de cuidados com seus óculos

Este problema atinge principalmente pessoas perto dos 40 anos, e tende a estabilizar depois dos 60. Hoje 40% da população mundial é presbitia e este número tende a aumentar.

Os primeiros sintomas ocorrem geralmente ao ler um jornal ou uma revista, letras miúdas como bulas de remédios, ou observar detalhes de pequenos objetos. Essas tornam-se atividades complexas para quem desenvolve presbiopia. Além disso, surgem constantemente dores de cabeça, ardência nos olhos ou sensação de pálpebras pesadas.

Uma das soluções para este problema, conforme cada caso, é o uso de óculos com lente para perto, semi-progressiva ou multifocal. Procure seu especialista da visão para ser melhor orientado.

Uma das curiosidades sobre a presbiopia é que as pessoas com miopia, muitas vezes retardam o uso dos óculos para perto ou multifocal. Existe, também, a possibilidade de que a miopia melhore depois dos 40 anos, com a chegada da presbiopia, podendo até fazer com que os dois problemas se anulem, tornando a vista mais nítida com o passar do tempo. Veja bem, essa não é uma garantia!

Veja como as diferentes lentes coloridas podem ajudar no conforto visual

 

oculos
Sá e Chris da Sá Ótica Atelier. Foto: Jorge Scherer, Divulgação

Mais informações:

Sá Ótica – Koerich Empresarial Rio Branco
Av. Prefeito Osmar Cunha 416, Florianópolis
(48) 9 9900-6799