Vitamina C: Saiba como incluir esse antioxidante na sua rotina de cuidados com a pele

O nutriente previne o envelhecimento precoce e é um importante ativo no tratamento de melasma

Foto: Freepik

A Vitamina C tem se provado um nutriente completo não só para a saúde, atuando no fortalecimento imunológico, mas também para os cuidados com a pele, em aplicações tópicas com cremes que são solução para prevenção do envelhecimento precoce e tratamento de manchas de pele.

O nutriente não é produzido pelo corpo, portanto precisa ser extraído de outras fontes alimentares para ser estabilizado industrialmente, recebendo o nome de ácido ascórbico em produtos cosméticos. Em alguns produtos, como a Vitamina C da linha Complicité, a fonte do ativo é a romã, que chega a ter 100 vezes mais desse composto que o limão e é um importante óleo utilizado para prevenir o envelhecimento da pele, diminuindo a formação de rugas.

Vitamina C para o tratamento de melasma

O melasma é um distúrbio incontrolável pigmentar da pele, caracterizado por manchas escuras que aparecem principalmente no rosto. Não há uma causa definida para o surgimento de manchas, mas estudos relacionam o aparecimento do melasma à exposição solar, ao uso de anticoncepcionais e à gravidez.

Existem importantes tratamentos estéticos para esse distúrbio, com aplicação de laser e peeling que atingem camadas profundas da pele. Entretanto, como o melasma não tem cura e demanda tratamentos contínuos, essas medidas se tornam agressivas quando comparadas à aplicação de cremes. Pensando nisso, a  RemyGoulart NanoCosméticos incluiu em seus estudos de nanotecnologia a possibilidade de aplicar a Vitamina C e garantir que o nutriente penetre nas camadas mais profundas da pele.

Foto: Freepik

O controle da Vitamina C em nanocápsulas revolucionou o mercado de cosméticos voltado ao tratamento de manchas de pele. Até pouco tempo, a indicação de aplicação de cremes para esse fim era pouco usual, considerando que seriam necessários meses para começarem a aparecer resultados, além das restrições de aplicação do nutriente que exige foto-proteção constante.

Na prática, diferente dos cosméticos convencionais, as nanocápsulas facilitam o transporte de nutrientes e vitaminas para camadas mais profundas da pele e se dissolvem aos poucos, o que garante uma nutrição intensa, hidratação prolongada e resultados visivelmente mais duradouros.

Leia também: Conheça o passo a passo de cuidados com a pele para uma beleza natural

Ação antiaging

Além da importante ação no tratamento das manchas de pele, a Vitamina C também é utilizada para prevenir rugas e linhas de expressão.  O nutriente é responsável pela construção de colágeno e elastina – proteínas que garantem a firmeza da pele –, tornando-o potente anti-idade.

A vitamina C previne e retarda o envelhecimento com ação antioxidante, além de clarear e iluminar a pele. Ou seja, um único produto é capaz de revitalizar, proteger, estimular a regeneração celular e atuar na síntese do colágeno.

Quando aplicar cosméticos à base de Vitamina C

Nanocosméticos à base de Vitamina C podem ser aplicados duas vezes ao dia, diferentemente dos cremes convencionais que sofrem interferências de outros ativos e perdem a eficácia quando em contato com o ar. Por estar nanoencapsulado, o nutriente tem maior facilidade de ultrapassar as primeiras camadas da pele, com atuação mais profunda.

Quando aplicado pela manhã, o produto antioxidante deixa a pele mais lisa e uniforme, além de agir durante todo o dia no tratamento das manchas. Já a noite, o efeito antiaging da Vitamina C atua prevenindo o envelhecimento e as linhas de expressão, potencializando a construção das proteínas e a recuperação da pele, que biologicamente acontece neste período.

A Vitamina C da RemyGoulart NanoCosméticos pode ser aplicada sobreposta de outros produtos, mantendo a eficácia plena de cada ativo, completando a rotina de skincare da Linha Complicité, com nutrição e hidratação da pele. Conheça toda a linha no site.