Você sabia que a alimentação influencia na qualidade do sono?

Foto: Alexandra Gorn

Já pensou que tudo o que você come é muito importante para ter boas noites de sono e assim ajudar a saúde e controlar o metabolismo? Sabia também que duas em cada dez pessoas sofrem de insônia? Pois é, esse distúrbio, que afeta grande parte da população é cada dia mais comum. Melhorar os hábitos alimentares, pode ser um grande aliado para melhorar a qualidade do nosso sono, pois alguns alimentos possuem nutrientes que auxiliam na redução dos níveis de hormônios ligados ao estresse, e com isso temos uma noite mais tranquila .

Estudos recentes vêm investigando mais sobre a influência das nossas escolhas alimentares e a qualidade de sono. E não dormir por tempo suficiente ou ter uma noite de má qualidade está associado com o aumento da ingestão de alimentos, dietas menos saudáveis, além do ganho de peso e como consequência o aumento do consumo de lanches e alimentos ricos em gorduras e carboidratos. E por que isso?

Nosso organismo procura por alimentos de alta energia para se manter acordado e por isso geralmente fazemos essas escolhas. Por outro lado, quando o corpo teve o descanso necessário e horas de sonos tranquilas, a procura desses alimentos não acontece e conseguimos ter uma dieta mais equilibrada.

Um hormônio extremamente importante que ajuda e controla o sono é a melatonina. Ela é produzida no cérebro e sua quantidade e eficiência é afetada pela dieta. Uma das maiores influências nos níveis de melatonina parece ser a ingestão de um tipo de proteína chamada triptofano que é um aminoácido essencial, que nosso organismo não produz e só é obtido pela dieta. Porém também existem outros nutrientes que ajudam muito no sono, como as vitaminas do complexo B e magnésio.

Pensando em ajudar você a dormir melhor, abaixo segue uma lista de alimentos que podem melhorar o seu sono:

1. Frutos do mar – camarão, bacalhau, linguado, salmão, anchova, atum e agosta

2. Banana

3. Grão de bico

4. Leite

5. Iogurte

6. Oleoginosas – castanhas, nozes, amendoim, amêndoas , pistache

7. Folhas verdes – couve, espinafre, acelga, entre outras

8. Chá de camomila

9. Maracujá – comer a polpa antes de dormir é ótimo!

10. Cereja

11. Arroz

12. Abacaxi

13. Tomate

14. Laranja

Coma bem para dormir melhor!

 

Leia mais:
Você sabia que hábitos saudáveis podem prevenir a osteoporose?
Conheça os alimentos que ajudam a melhorar a celulite
Confira os benefícios de uma alimentação low carb