Você sabia que hábitos saudáveis podem prevenir a osteoporose?

Foto Em Família, divulgação

A osteoporose é uma doença crônica, multifatorial e assintomática, que ocorre quando há uma diminuição progressiva da massa óssea, fazendo com que os ossos se tornem frágeis e propensos às fraturas. Atualmente é um problema de saúde publica mundial e que vem crescendo bastante na população idosa, diminuindo a qualidade de vida. A osteoporose é mais frequente em mulheres na pós-menopausa, visto que há diminuição dos hormônios sexuais. Porém, acomete homens também.

Para se ter uma ideia, a doença afeta aproximadamente 200 milhões de pessoas no mundo e, segundo a Organização Mundial da Saúde, já são 10 milhões só no Brasil. Por isso, é importante que você saiba como prevenir a osteoporose através da adesão a hábitos mais saudáveis no dia a dia.

Atividade física

A prevenção inicia com prática de atividade física e hábitos de vida para um envelhecimento mais saudável, que ajudarão a evitar ou minimizar as consequências da osteoporose. Estas medidas de prevenção são necessárias desde a infância, quando a massa óssea está se formando. Mas, sempre é tempo de realizar mudanças de hábitos.

Umas das consequências da perda de massa óssea pode ser a falta de nutrientes que você conseguiria através de uma alimentação saudável, ou também ocorre pelo excesso de excreção de cálcio pela urina. Há alguns fatores que ajudam a aumentar a excreção urinária do cálcio, como o excesso de cafeína, sódio, açúcar, gordura e aditivos químicos (alimentos ultraprocessados).

Pensando nisso, deixamos aqui algumas dicas para vocês:

  • Ingira alimentos ricos em cálcio, magnésio e vitamina D desde a infância, tais como leite e derivados, carne, peixe, vegetais verdes escuros, ameixa seca, oleaginosas, gergelim e ovo.
  • Garanta uma exposição solar moderada, cerca de 15 a 20 minutos ao dia bastam (isto auxilia na absorção do cálcio ingerido através da alimentação).
  • Pratique atividade física regularmente.
  • Não fume.
  • Evite o consumo de café e bebidas alcoólicas.

Quer aprender uma combinação de nutrientes para ingerir sabendo que fará bem a sua saúde? Anote a receita:

Bowl de iogurte com frutas e oleaginosas (fica bom no café da manhã ou como lanche)

Ingredientes:

  • 1 iogurte natural
  • 5 morangos congelados
  • Lascas de coco a gosto
  • Ameixa seca a gosto
  • 30 g de oleaginosas (castanhas, nozes e amêndoas)

Modo de preparo:

Bata o iogurte com os morangos, coloque no bowl e decore com as ameixas, as oleaginosas e as lascas de coco.

 

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