#WhyIDidntReport: mulheres usam hashtag para contar por que não denunciaram estupro

Por meio dela, vítimas de estupros estão compartilhando suas histórias e explicando o porquê de não terem denunciado a situação de violência

#WhyIDidntReport
Foto: Pexels

Uma hashtag tem aparecido nas redes sociais nos últimos dias. É a  que, apesar de ser em inglês, reúne relatos de mulheres brasileiras.

Por meio dela, vítimas de estupros estão compartilhando suas histórias e explicando o porquê de não terem denunciado a situação de violência.

O movimento é uma resposta a uma postagem feita no Twitter pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. Na rede social, ele questionou o motivo de uma mulher demorar anos para prestar queixa contra um agressor. O post foi feito na sexta-feira, 21.

“Os radicais de esquerda querem que o FBI se envolva AGORA. Por que alguém não ligou para o FBI há 36 anos?”, escreveu ele.

Ele refere-se ao caso da professora Christine Blasey Ford, que acusou o juiz Brett Michael Kavanaugh, da Suprema Corte americana, de agredi-la sexualmente em uma festa quando os dois estavam no Ensino Médio. Ele nega que isso tenha acontecido.

O caso desencadeou uma série de comentários no Twitter, inclusive entre celebridades, como as atrizes Alyssa Milano e Daryl Hanna.

“Eu fui agredida sexualmente duas vezes. Uma vez quando eu era adolescente. Eu nunca fiz um boletim de ocorrência e levei 30 anos para me contar os pais”, escreveu Alyssa.

“Eu fiz, não importou, fui menosprezada e ainda sou culpada #WhyIDidntReport”, comentou Daryl.

Confira outros relatos compartilhados pelas mulheres com a hashtag:

 porque ele me perseguia e me ameaçava constantemente. Porque eu morria de medo do que ele poderia me fazer. Porque eu deletei todas as provas para ele parar de espalhar mentiras sobre mim. Porque ele manipulava todos ao meu redor. Porque tudo sempre dá certo pra eles”.

 as pessoas acham que é simples denunciar algo assim. Mas não é nada simples. Não é nada bom. Mesmo a vítima não tendo culpa de nada, a sociedade é tão horrível que tudo que a pessoa sente é humilhação e medo de falar”.

 mulheres não denunciam porque tem que justificar até o porquê de não ter denunciado antes. Como se fosse fácil dizer que foi violada. Cultura do estupro é real e coisas como essa não podem mais ser aceitas”.

 porque eu era nova. Porque eu ainda sou nova. E não importa a minha idade porque eu nunca vou ser levada a sério. Porque nenhuma de nós é”.

 era alguém muito próximo e confiável meus pais nunca iriam desconfiar dele ou acreditar em mim só eu sei só eu sinto só eu lembro”.

 eu era pequena e mal sabia o que tinha acontecido. Quando cresci e entendi o que foi, senti vergonha. Como já tinha se passado alguns anos achei que ninguém ia acreditar pq ele é marido da melhor amiga da minha madrinha”.

 eu basicamente não entendi nada que havia acontecido naquele dia. Tinha apenas 7 anos, não haveria como entender o que aquele homem estava fazendo. Só fui entender o peso disso com meus 12 anos, quando fui aprender sobre sexo e, cara, minha vida mudou desde esse dia”.

“A cada tweet que eu leio desce uma lágrima diferente “.

 é uma das tags mais tristes/pesadas que eu já li”.