Yoga: conheça os benefícios da prática para corpo, mente e alma

benefícios do yoga
Foto: Green Multimidia , divulgação

Entenda como praticar yoga ajuda a deixar a vida mais leve e saudável

Considerada uma atividade física, mental e espiritual, praticar yoga faz bem tanto para o corpo quanto para a mente. A tese de que praticar esse exercício completo em suas mais variadas formas traz benefícios que se refletem em diferentes esferas da vida se comprova a cada dia pela ciência e pelos praticantes.

A concepção tradicional do yoga inclui muito mais do que posturas e alongamentos que reduzem o estresse. Surgida há mais de 5 mil anos, o yoga tradicional é um estilo de vida, com filosofia própria, princípios comportamentais e um sistema completo de posturas, técnicas de respiração e meditação. Nessa percepção, a espiritualidade tem um papel muito forte, já que o intuito é desenvolver o ser humano, harmonizando corpo, mente e espírito.

Mas a visão moderna do yoga não absorveu todas essas facetas. Por aqui, o yoga “moderno” contempla as posturas e exercícios de respiração que, na concepção tradicional, são apenas uma parte da prática. Com tanto tempo de história, dá para entender que tenham surgido algumas variantes do yoga. Elas são o resultado do aprimoramento, da evolução e da fusão de algumas práticas e filosofias.

benefícios do yoga
Foto: Green Multimidia, divulgação

Hoje são seis as linhas do yoga mais conhecidas: Raja, Karma, Jnana, Bhakti, Tantra e Hatha – esta última a mais procurada por quem busca resultados físicos. Cada uma possui uma filosofia diferente, mas alguns princípios são comuns a todas elas, assim como os benefícios para a saúde.

Saúde para corpo, mente e espírito

Seja para cuidar do corpo ou da mente, quem pratica yoga com regularidade passa a sentir o aumento nos níveis de bem-estar e da saúde. Uma pesquisa publicada pelo Spine Journal indicou que pacientes com dores crônicas nas costas tiveram uma queda de 56% dos níveis de dor depois de 24 semanas praticando semanalmente. Além disso, outro estudo demonstrou que pessoas que sofrem com artrite conseguiram aliviar os sintomas e diminuir a dor depois de apenas 8 semanas.

Além disso, um estudo da Fitness & Performance Journal que analisou o uso do yoga como aliado no controle de estresse ressaltou que a prática, especialmente quando aliada a outros exercícios físicos, promove  uma diminuição significativa da ansiedade. Como consequência, ocorre o aumento do equilíbrio emocional, da afetividade, do autocontrole e da redução dos sintomas físicos e emocionais decorrentes do estresse.

benefícios do yoga
Foto: Green Multimidia, divulgação

Também não faltam indícios de que ocorre melhora na memória, no fluxo sanguíneo, na flexibilidade, na concentração e ajuda a combater a insônia e depressão. Não faltam motivos para começar a fazer yoga. A 12ª edição do Floripa Tem oferece aulas no cenário paradisíaco da Praia Brava, a partir das 8h, todas as terças, quartas e quintas-feiras até o dia 4 de fevereiro. Para saber mais sobre o projeto, acesse @TemFloripaTem no Facebook e Instagram.

O quê: aulas de Yoga Intimus

Onde: praia Brava (Le Barbaron –  Av. Tom Traugott Wildi, 215)

Quando: terças, quartas e quintas-feiras, a partir das 8h

Quanto: gratuito

 

Leia mais:

Sexo tântrico não é só para os iniciados: veja dicas para incorporar na sua vida a dois