Yoga: prática milenar tem vertentes para todos os gostos e é uma aliada no equilíbrio entre corpo e mente

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Foto: Salinê Saunders, divulgação

Advogados, médicos, garçonetes e artistas se contorcem em posições quase inimagináveis sobre tapetinhos de borracha. Grávidas, senhores, senhoras e pessoas com problemas de coluna se colocam em posição de flor de lótus em busca de equilíbrio, bem-estar e de uma consciência plena. A yoga veio para ficar. Originária na Índia há mais de 5 mil anos, a prática – que em sânscrito significa unir – compreende um grupo de técnicas que engloba aspectos físicos, mentais e espirituais. O objetivo inicial da yoga era buscar a sabedoria, a iluminação e a conexão plena entre corpo, mente, energia vital e espiritualidade. Por volta dos anos 1950, a modalidade chegou ao Brasil e ganha cada vez mais adeptos focados em objetivos diversos.

– Existem milhares de vertentes da yoga. As diferenças estão nas variações das técnicas. Quem deseja praticar deve escolher a que for mais compatível com a sua personalidade. Eu, por exemplo, sempre me identifiquei com a Swásthya, que concentra processos muito variados e fortes, mas possui um discurso cético e não espiritualista – explica Cleber Zanella, engenheiro e instrutor de yoga da academia Bio Gym Fitness Club, de Blumenau, parceira do Clube. 

Confira cinco dicas para você começar a fazer yoga já:

Foi na Índia e no Nepal antigos que surgiram os primeiros iogues (praticantes de yoga em nível avançado). Eles criaram métodos de aprimoramento respiratório, limpeza corporal e de potencialização da concentração que proporcionam mais força, maior flexibilidade física e emocional.

– Os benefícios trazidos pela yoga dependem do praticante utilizar bem tudo o que aprendeu nas aulas. Exemplo: quase todas as atividades profissionais podem gerar alguma fragilidade corporal: uma dor nas costas, uma acidez no estômago… Fazendo yoga, as pessoas aprendem a ler melhor esses sinais e conseguem se fortalecer para evitar que estes males se agravem – conclui Cleber.

Salinê Saunders, divulgação

E em tempos de vida em alta voltagem, em que o estresse e a ansiedade se fazem presentes em quase todos nós, a prática tem se mostrado um ótimo remédio.

– A yoga, indicada para todas as idades, auxilia no equilíbrio, desenvolve o tônus muscular e o autoconhecimento, além de acalmar a mente. É vasta em termos de práticas e adequações a grupos e necessidades. Esse universo envolve, além das posturas psicofísicas, exercícios de respiração e meditação que têm efeito no equilíbrio do sistema endócrino, imunológico e nervoso. O ideal é fazer pelo menos duas vezes na semana. Em um mês já é possível perceber os benefícios – elenca a professora Larissa Von Hartenthal, do Senda do Bem, espaço de promoção de bem-estar de Florianópolis, que também é parceiro do Clube do Assinante.

Ela afirma ainda que a prática proporciona um estado de consciência corporal e mental para uma vida mais positiva:  

– Em vez de tentar mudar o mundo lá fora, que tal começar por nós mesmos? – questiona a especialista.

Os resultados da yoga podem ser segmentados de acordo com o objetivo. Há aulas para desportistas, para grupos de empresas, para gestantes e até para o público infantil.  A criança que pratica pode trabalhar diversas áreas, como problemas de timidez e emocionais. O idoso pode focar em processos restaurativos, que aumentam a energia vital e as gestantes têm a oportunidade de preparar o corpo e a respiração para o momento do parto, por exemplo.

– A prática traz uma condição de relaxamento, de clareza mental. Você se conecta com a respiração, sai da ansiedade do futuro ou dos problemas passados. Além disso,  previne doenças e auxilia no tratamento de algumas delas – complementa a instrutora.

Francine Ribeiro, aluna do Senda do Bem, notou, pouco tempo após começar a praticar, os efeitos benéficos da disciplina em diversos aspectos da vida e da rotina.

– Aguardo ansiosamente pela minha aula de yoga. Tem feito muito bem ao meu corpo e a minha alma. O que mais mudou em mim, no meu pouco tempo de prática, é o alívio do estresse, a tranquilidade na hora de tomar decisões e a generosidade de compartilhar meus sentimentos com as pessoas com mais leveza e gratidão – explica.

Eloisa Klann, à direita, em postura de yoga; Bio Gym, divulgação

Aluna de yoga da Bio Gym, Eloisa Klann, de 29 anos, ressalta o autoconhecimento como uma das características mais marcantes:

– A gente aprende a escutar o corpo e a respiração, e toma ciência da nossa força interior, exterior e dos limites. A yoga, independentemente da linha, propõe que nos desafiemos o tempo todo. Muitas vezes, quem pratica pensa que não vai conseguir executar determinada postura. Mas se alcança o objetivo, quer sempre mais. E isso funciona como um motor. Além de ajudar a combater a insônia, as técnicas de meditação também nos colocam em um momento de maior conexão conosco. De maneira geral, a yoga muda a nossa percepção de vida – conclui.

Salinê Saunders, divulgação

Conheça alguns dos estilos de yoga mais difundidos no Brasil

Ashtanga yoga
É uma aula mais vigorosa e com sequência fixa de posturas interligadas, sem pausas.

Power yoga
É uma aula dinâmica, com música e posições  variadas.

Yoga integral
Baseia-se na unificação das diferentes linhas de yoga que desenvolvem o aspecto físico, emocional, intelectual e espiritual.

Ilenga Yoga
O ponto forte é a permanência nas posturas. A atividade trabalha o alinhamento e é indicada para alunos com restrições, que não podem ficar em determinadas posições.

Hatha Yoga
É considerada a yoga clássica. As posturas são mais básicas e em menor número. Ideal para iniciantes e quem busca uma atividade mais tranquila.

Hatha Vinyasa
É voltada para quem já tem uma prática maior e busca mais resultados físicos.

Kundalini Yoga
É indicada para quem quer desenvolvimento espiritual. É mais contemplativa, tem ligação com a medicina ayurvédica, energização e equilíbrio dos chacras.

Raja Yoga
É uma das linhas com mais foco no desenvolvimento espiritual e não em uma atividade física intensa. É mais profundo e emocional, ideal para quem já medita ou deseja aprender.

Swasthya Yoga
Na SwáSthya se executa em média oito modalidades de yoga, o que explica a complexidade dessa prática. É extremamente técnico e dinâmico.

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Senda do Bem  
A partir de R$ 140 por R$ 112
O espaço oferece modalidades diversas de yoga. Sócios do Clube do Assinante têm
20% de desconto nos pacotes de yoga que partem de R$ 140 (quatro aulas no mês).
Rua Prof. Airton Roberto de Oliveira, 64, sala 704, Itacorubi, Florianópolis.

Academia Bio Gym Fitness Club
A partir de R$ 190 por R$ 161
Sócios do Clube do Assinante têm 15% de desconto no plano semestral (de R$ 1.200 por R$ 1.020. Parcelado, de R$ 215 por R$ 182,75) e anual (de R$ 2.150 por R$ 1.827,50. Parcelado, de R$ 190 por R$ 161,50).
Rua Humberto de Campos, 376, Velha, Blumenau.