Young, Gifted and Black: amigas criam projeto de banco de imagens de mulheres negras

Inspiradas pela eloquente canção To Be Young, Gifted and Black, de Nina Simone (em tradução livre: jovem, talentoso e negro), um dos hinos do movimento negro durante o período da luta pela igualdade de direitos civis nos Estados Unidos, duas amigas tiveram a ideia de criar um banco de imagens composto por mulheres negras.

A proposta surgiu a partir de um lugar de desconforto: por que é tão difícil ver fotos inspiradoras com mulheres negras? Segundo Gabrielle Estevans, de Florianópolis, e Joana Mendes, de São Paulo, 21% das protagonistas de campanhas publicitárias na TV são mulheres. E apenas 21% delas são negras. No Facebook, esse número cai para 16%.

Incomodadas com a falta de representatividade da mulher negra na publicidade, elas se motivaram a criar o projeto. Para viabiliza-lo, Gabrielle e Joana contam com ajuda via financiamento coletivo. O prazo termina dia 17 de janeiro e até esta segunda (15) pela manhã, elas tinham atingido 91% do total. Quem quiser, pode comprar cotas a partir de R$ 25.

young, gifted and black from Joana Mendes on Vimeo.

Projeto feito por mulheres negras

A maior parte do projeto será feita por mulheres negras e que serão bem remuneradas pelo trabalho — já que são as que menos ganham dentro da nossa sociedade.
Num primeiro momento, o projeto terá 21 fotos — se é certo que são necessários 21 dias para se mudar um hábito, cada uma das 21 imagens será para um dia de um novo hábito, o de ter mulheres negras em mais espaços.

Para saber mais e quiser colaborar, acesse a página do projeto no Catarse.

Leia também

Manual do Sono: entenda por que dormir bem significa saúde e mais tempo
Yoga: prática milenar é uma aliada no equilíbrio entre corpo e mente