Youtuber Felipe Neto, que se apresenta em Biguaçu, rebate críticas ao seu trabalho

Felipe Neto
Felipe Neto / Divulgação

Dono de um canal no Youtube com mais de 21 milhões de inscritos, Felipe Neto, circula entre a função de youtuber, ator, comediante, escritor e empresário. Ídolo de crianças e adolescentes, tem como marcas registradas a irreverência e o cabelo colorido. Recentemente, alcançou a posição de 9º maior vlogger do mundo em número de inscritos, de acordo com a Social Blade.

Em contrapartida ao sucesso, Felipe enfrenta várias críticas na internet. Muitas pessoas, sobretudo pais e mães, questionam seu posicionamento frente a um público tão jovem. Mas o assunto parece não preocupar o youtuber. Conversamos por e-mail com o artista que apresenta o espetáculo Megafest, no Centro de Eventos Petry, em Biguaçu, dia 2 de junho. Ele falou sobre sua imagem e sobre o espetáculo que, nessa nova turnê, tem interação com público e traz um aplicativo próprio que proporciona esse relacionamento entre fãs e ídolo com muitas brincadeiras.

Confira a entrevista:

O que você apresenta no espetáculo Felipe Neto Megafest?

É uma mistura de música, humor e improviso. Alguns quadros do canal são recriados ao vivo, como o Tente Não Rir e o Casa, Mata ou Beija. Além disso, tem o Bruno, que é sempre engraçado só de olhar. É um espetáculo para toda a família e voltado para a diversão.

Youtuber, ator, comediante, escritor… quem é Felipe Neto?

Sou apenas um cara que ama criar conteúdo e entreter as pessoas. Venho do teatro e é no palco que mora o meu maior amor. Por isso amo rodar o Brasil com espetáculos e interagir com o público. Enquanto puder criar conteúdo, seja como for, serei feliz.

Como você construiu sua carreira? Em que momento começou a identificar em seus vídeos uma oportunidade de ganhar dinheiro?

Aos 22 anos comecei a gravar vídeos para o Youtube e a coisa emplacou de um jeito que eu jamais poderia imaginar. Isso foi em 2010, quando a ideia de vídeos na internet ainda estava nascendo. Foi nesse mesmo ano que abri mão de tudo para mergulhar de cabeça nesse mundo e nunca mais parei.

Para qual público o seu conteúdo se direciona?

Meu conteúdo é criado para o público infanto-juvenil, principalmente entre 12 e 18 anos, mas é muito bom ver inúmeras crianças e adultos assistindo e compartilhando.

Você ficou afastado por um período e fez um redirecionamento nos seus conteúdos. Li que você já se arrependeu de várias coisas que produziu. Palavrões e xingamentos são algumas coisas que estão na sua lista de arrependimentos?

Não, de maneira alguma. A única coisa da qual me arrependo foi ter reverberado alguns preconceitos que, na época, 2010-2011, ainda não eram muito discutidos. Amadureci muito de lá pra cá, aprendi muita coisa e aprendo ainda hoje todos os dias. Os palavrões foram numa época em que meu conteúdo era feito para uma idade mais elevada e quando quase nenhuma criança me assistia. Depois que mudei de postura e atraí um novo público, passei a não falar mais palavrões.

Existe uma onda na internet que classifica o produto Felipe Neto como um desserviço à educação das crianças. Como você recebe essas críticas?

Só diz isso quem não assiste. Basta ver que você entenderá que quem fala isso são pessoas cheias de ódio e que só querem fazer barulho. A melhor forma de vencer esse ódio é fazer cada vez mais pessoas assistirem aos vídeos e perceberem que não há absolutamente nada de errado.

Em seus vídeos você transita entre produção de conteúdo e conteúdo publicitário, como faz para que isso aconteça de forma natural?

Todo conteúdo publicitário no meu canal é avisado, nenhuma propaganda é feita sem que a pessoa que está assistindo saiba que é uma propaganda.

Você recebeu a maior premiação da primeira edição brasileira da MTV MIAW. Como foi receber esse reconhecimento?

Foi uma honra imensa, eu nunca imaginei que teria chances de ganhar um prêmio desse porte, com indicados como Anitta, Kevinho e Nego. Foi uma surpresa emocionante e sem dúvida ficará marcada pra sempre na minha vida. Só posso agradecer aos fãs que são realmente dedicados e estão sempre ao meu lado.

Como você se posiciona ao receber essa premiação sob vaias do público?

Quem estava lá sabe o que aconteceu. A plateia era composta quase inteiramente por pessoas acima de 18 anos e de fã clubes dos artistas musicais. Eles ficaram irritados com o prêmio, não comigo, pois nunca imaginaram que um reles youtuber ganharia de nomes tão importantes da música. Isso em nada me afeta, pois as pessoas que estão do meu lado são infinitamente maiores do que aqueles que querem derrubar. É nessas pessoas que eu foco, é para elas que eu produzo e somente com elas eu me preocupo.

Serviço:

O quê: Megafest Felipe Neto
Local: Centro de Eventos Petry
Endereço: Rod. BR 101, Km 193 – Biguaçu/SC
Data: sábado, 2 de junho de 2018
Horário do espetáculo: a partir da 17h (a pontualidade depende da produção do artista)
Censura: Livre
Pontos de vendas: Bilheterias do Centro de Eventos Petry, Lojas Koerich, Biguanet Informática.
Vendas Online: Minha Entrada  e pelo aplicativo Aticks – pelo App, além de ingresso, é possível comprar bebida, alimento e estacionamento, sem pegar fila.
Estacionamento: R$20,00